Forumdoc.bh 2023: confira seis sugestões de filmes para assistir

Festival exibirá filmes no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza (Divulgação/O Dia que te Conheci + Divulgação/A Noite das Garrafadas + Divulgação/Yvy Pyte)

Com direção assinada por Alberto Alvares e José Cury, o documentário “Yvy Pyte – Coração da Terra” (2023) abre a 27ª edição do forumdoc.bh, o Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, nesta quinta-feira (23). Até 3 de dezembro, o festival promete se inclinar sobre 68 produções contemporâneas, distribuídas entre quatro mostras. Todas gratuitas. Conheça seis sugestões do Rolê BHAZ para assistir no Festival!

“A expectativa para a sessão de abertura é enorme. Nesse filme, em especial, ele [Alberto Alvares] faz uma viagem de retorno à aldeia onde nasceu. Onde o umbigo dele está enterrado. Ele tem uma carga emocional muito forte e ao mesmo tempo reconstitui um território dos povos Guarani que foi completamente ocupado pelos não-indígenas”, explica Paulo Maia, curador do forumdoc.bh, sobre o longa de abertura do evento.

“Yvy Pyte” registra encontros, deslocamentos, novas e velhas fronteiras, sob o olhar de Alvares, cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além dar o pontapé inicial nos trabalhos do Festival, o filme marcará a primeira sessão comentada do forumdoc.bh, reunindo a presença dos diretores do trabalho e de Paulo Maia. Nossa primeira sugestão de filme para curtir no evento não poderia ser outra, né?

(Divulgação/Yvy Pyte)

A Noite das Garrafadas

Nove anos após a Independência do Brasil, protestos populares forçam o imperador Dom Pedro I a fugir às pressas do país. Os fantasmas do Brasil Império projetam-se no Brasil de então, na Rua da Quitanda. Sobre este eixo histórico, a “Noite das Garrafadas” (2023) figura em segunda lugar na nossa lista de sugestões.

O média-metragem de Elder Gomes Barbosa relembra a revolta homônima ocorrida no Rio de Janeiro, em 1831, entre portugueses apoiadores de Dom Pedro I e brasileiros que faziam oposição ao imperador. O filme integra a Mostra Contemporânea Brasileira do forumdoc.bh e será exibido presencialmente às 15h do dia 29.

(Divulgação/A Noite das Garrafadas)

A Câmera é a Flecha

As produções indígenas ganham destaque na Mostra Cinemas Krahô, Tupinambá, Kuikuro, Kaiabi e Guarani. Nossa sugestão vai para “A Câmera é a Flecha” (2022), do Coletivo Kuikuro de Cinema. Nele é registrada a inserção do audiovisual na comunidade Kuikuro e o uso do cinema como ferramenta de autorrepresentação. O curta será exibido presencialmente às 14h30 desta sexta-feira (25).

Fundado em 2002 com o apoio do Museu Nacional da UFRJ e do Vídeo nas Aldeias, o Coletivo Kuikuro de Cinema documenta o cotidiano da comunidade Ipatse, situada no Território Indígena do Xingu, e produz filmes premiados no Brasil e no exterior, sob coordenação do cineasta Takumã Kuikuro.

(Divulgação/A Câmera é a Flecha)

Fala Mulher, Da Vida

Um registro do primeiro Encontro Nacional de Prostitutas, realizado no Rio de Janeiro, em julho de 1987, ganha a tela do Cine Humberto Mauro no próximo dia 29, às 17h30. “Falar Mulher, Da Vida” (1985), média-metragem da Iser Vídeo, resgata a mobilização que reuniu mais de 70 prostitutas de 11 estados do Brasil.

Os depoimentos documentados abordam temas como afetividade, identidade, família, preconceito e organização da categoria. Entre as personagens presentes no trabalho, está Lourdes Barreto, ativista dos direitos humanos e das mulheres e autora do livro “Lourdes Barreto: Puta Biografia”.

(Divulgação/Iser Vídeo)

O Dia que te Conheci

Zeca todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia, Zeca conhece Luisa.

Ficou curioso pra conhecer o desenrolar da história? Então você não pode deixar de assistir o filme “O Dia que te Conheci” (2023), de André Novais Oliveira. O longa será exibido em duas oportunidades: 1º de dezembro, às 21h, no Cine Humberto Mauro, e no dia seguinte, às 19h, no Cine Santa Tereza. O trabalho integra a Mostra de Sessões Especiais do forumdoc.bh ao lado de outros nove títulos.

(Divulgação/O Dia que te Conheci)

Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia

Na próxima terça-feira (28), o forumdoc.bh exibirá, no Cine Humberto Mauro, o documentário “Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia”, produzido pela Repórter Brasil em homenagem ao jornalista britânico Dom Phillips. Em 2022, Dom foi morto junto com o indigenista Bruno Araújo Pereira, no Vale do Javari, onde atuavam em defesa de povos originários e da floresta.

Vale a pena correr o risco e acabar como o Dom? A resposta para essa pergunta é uma nova abordagem do fazer jornalístico, inspirada na resistência indígena. O média-metragem é assinado por Ana Aranha e Daniel Camargos e figura na Mostra Contemporânea Brasileira do Festival.

(Divulgação/Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia)

27ª edição

Dividas entre o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza, as sessões do forumdoc.bh tem como intuito incentivar e mapear a produção audiovisual de filmes documentários e etnográficos. Júnia Torres, organizadora do Festival, convida a todos para 27ª edição do evento.

“Trazemos produções recentes para Belo Horizonte, fomentando a produção documental, além de realizar ações de formação de público e reflexão a partir dos filmes exibidos. Estamos com uma edição incrível e diversa, com filmes de produção indígena, de novos realizadores e também clássicos. Esperamos que todos aproveitem”, finaliza.

Forumdoc.bh 2023

Locais: Cine Humberto Mauro e Cine Santa Tereza
Datas: entre 23/11 e 3/12
Programação completa do evento: https://www.forumdoc.org.br/
Entrada franca em todas as sessões

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!