Mostra gratuita de Cinema periférico chega ao Cine Santa Tereza nesta terça-feira

cine santa tereza
(Ricardo Laf/Divulgação)

O Cine Santa Tereza receberá, entre terça-feira (12) e domingo (17), a quarta edição da Mostra Periferia Cinema no Mundo. A iniciativa reúne produções concebidas por cineastas que vivenciam o cotidiano periférico numa programação gratuita que inclui 16 filmes, uma retrospectiva de videoclipes e sessões comentadas.

“Realizar uma programação como essa é como colocar uma lupa em uma produção que está aí, que tem ampliado seu espaço e que merece ser vista cada vez mais, por mais pessoas”, destaca Paula Senna, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, órgão da PBH responsável pela organização da Mostra.

“Para o Cine Santa Tereza, poder estar junto nesse processo que mostra a riqueza da produção cinematográfica que existe nesses territórios, é muito importante”, acrescenta.

Na quarta edição, a Mostra exibe filmes de diretores como Meibe Rodrigues, Higor Gomes, Karen Suzane, Marcelo Lin, Desali e Dea Vieira. Com obras realizadas no bairro Primeiro de Maio, em Nova Contagem e Sabará, a programação apresenta produções que atravessam temas como o Congado e a espiritualidade afro mineira, as vivências da juventude negra e periférica, a memória e a atualidade das lutas sociais e políticas da periferia, entre outras.

Todas as exibições são gratuitas, mediante retirada prévia de ingressos online ou na bilheteria física do Cine Santa Tereza meia hora antes das sessões. A Mostra Periferia Cinema no Mundo tem parceria do Instituto Odeon na realização.

Programação da Mostra

Terça-feira (12)

19h – Sessão comentada dos filmes “Nunca pensei que seria assim” (2022), de Meibe Rodrigues, e “Ramal” (2023), de Higor Gomes

Quarta-feira (13)

19h – Lançamento dos filmes “Coragem” (2023), de Karen Suzane, e “7 giras passageiras” (2023), de Denise dos Santos

Quinta-feira (14)

19h – Sessão de curtas-metragens, com “Kalunga do Rosário” (2023), de Capitão Washington, “Vidas do Rosário” (2022), de Marcelo Lin, e “Zé do Congado” (2023), de Dea e Marcus Vieira

Sexta-feira (15)

Sessão de curtas experimentais, com “Corpovivência” (2022), de Sheyla Bacellar e Sandra Sawilza, “Na boca do leão” (2022), de Kiandewame Samba, e “Estudo para uma pintura o lavrador de café” (2023), de Desali

Sábado (16)

16h30 – Sessão com os documentários “Fé que canta e dança” (2023), de Gabriela Matos e Renca Produções, e “Primeiro de Maio Lugar de Memória” (2023), de Thiago Pacheco e Nego Dê

19h – Retrospectiva de Videoclipes do P.drão

19h – Exibição do drama musical “No início do mundo” (2023), Gabriel Marcos

Domingo (17)

16h30 – Sessão do longa-metragem “Colina” (2023), de Chiquinho Matias

19h – Sessão do longa-metragem “Noites Alienígenas” (2022), de Sérgio de Carvalho

Então se liga

IV Mostra Cinema Periferia no Mundo
Quando? De 12 a 17/12
Onde? Cine Santa Tereza | Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Entrada franca

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!