Aglomerado da Serra terá primeira Parada LGBT e Lacraia é a homenageada: ‘Conta muito da nossa história’

Amanda Dias/BHAZ + Leo Pinheiro/Fotos Públicas/Reprodução

Ficou surpreso?! Pois é, essa novidade veio para encher o coração de amor para celebrar a diversidade, pela primeira vez, em um local rico em histórias e lutas. Então se prepare, porque neste sábado (7), das 12h às 20h, BH terá a ‘I Parada LGBTQI+ do Aglomerado da Serra’, tendo como homenageada a dançarina de funk Lacraia. Artistas de vários estilos se apresentam ao longo do dia em um trio elétrico.

Os coletivos @bsurda, Baile Funk da Serra e Observatório das Quebradas se juntaram com o objetivo de manifestar o amor e o respeito dentro do próprio aglomerado, que é marcado por diversos fatores excludentes.

O ponto de partida será a praça Central, Cardoso, e ponto final, a praça do Cafezal. Durante todo o trajeto, animam a festa, apresentações musicais e performances marcantes como de djs da festa MASTERplano e @bsurda, Favelinha Dance, Azzi MC, Nadja Kai Kai e mais.

Os organizadores acreditam no sucesso do evento e já planejaram um “after” para a continuação da festa na Associação dos Moradores da Vila Santana do Cafezal.

Favelinha Dance/Divulgação

Em conversa com o BHAZ, um dos realizadores, Welleton Carlos, mais conhecido como Negona, confessou estar ansioso pois será o primeiro evento LGBT realizado na localidade. “Estamos com muita expectativa, porque tudo começou com a ideia de ser um cortejo pequeno, para mil pessoas e ganhou bastante repercussão. Agora seja o que Deus quiser”, completou. Ele conta que a festa está sendo produzida por meio de parcerias, pois não houve, até o momento, nenhum tipo de patrocínio.

Nadja Kai Kai/Divulgação

O evento, licenciado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, conta com o apoio da polícia e da BHTrans.

Homenagem à Lacraia

A escolha da homenageada, Lacraia, se deu pelo fato de esta ter sido a primeira a utilizar o funk – linguagem artística cultural política da juventude favelada – como espaço para afirmação de sua identidade de gênero e orientação sexual “subversivas”.

“A Lacraia é uma marca muito forte do funk na favela. Ela foi uma das primeiras gays afinadas periférica a colocar a cara na TV e mexer o quadril. Ou seja, ela conta muito da nossa história, de dentro e fora da favela”, afirmou Negona ao BHAZ.

7 de setembro: Dia do Grito dos Excluídos

O dia escolhido carrega uma crítica pertinente desde 1995, quando além de ser comemorado o Dia da Independência do Brasil, o dia 7 de setembro também ficou conhecido como o Dia do Grito dos Excluídos, em que diversas manifestações populares ocorrem no Brasil com o objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!