‘Não aos retrocessos’: Parada do Orgulho LGBT movimenta BH no próximo domingo

Maria Eduarda Faria/BHAZ/Reprodução

Para relembrar o surgimento do movimento LGBT, a 22ª Parada do Orgulho LGBT convida a comunidade a sair às ruas da capital mineira, no próximo domingo (14), dizendo “não” aos retrocessos e ‘Viva Stonewall’. A concentração será na Praça da Estação, a partir das 11h. Então, prepare o close, chama a galera e curta da maneira mais linda o evento, que contará com shows, apresentações e a caminhada em prol do respeito!

Para ilustrar este grito que liga o passado e o presente, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) apresenta o conceito visual da parada deste ano. O desafio proposto da arte era traduzir o movimento de Stonewall em forma de arte.

Para isso, o artista Flaviano Souza uniu em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate. A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBTQ+ e trans, fortalecendo a identificação com o movimento e a comunidade.

Parada Orgulho LGBT/Cellos/MG/Divulgação

O evento tem como objetivo tornar cada vez mais a Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte um evento político, de empoderamento, resistência, luta e ocupação. Por isso, oferecerá, junto do ato político, apresentações, performances e shows durante toda a tarde. Confira a programação completa aqui.

Rebelião de Stonewall

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York, nos Estados Unidos, ocorrida nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan.

Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT naquele país.

22º Parada do Orgulho LGBT

Quando? Domingo (14), a partir das 11h

Onde? Concentração na praça da Estação (trajeto ainda não divulgado) – Centro de BH

Quanto? Gratuito

Mais informações? Acesse aqui


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!