Para o bloco Unidos do Samba Queixinho, o Carnaval de 2025 é logo ali. O coletivo está com inscrições abertas para a formação da bateria que irá desfilar pelas ruas de BH no ano que vem. A oficina preparatória, de triagem para os instrumentos, é aberta tanto para iniciantes, quanto para pessoas de nível avançado.
O primeiro encontro para a formação da bateria acontece já na semana que vem, em 9 de maio, no Teatro Francisco Nunes. Nele, o Queixinho irá apresentar aos interessados as performances de chocalho, tamborim, repinique, caixa e surdo, além dos ritmos trabalhados pelo bloco, como ijexá, samba e funk.
Segundo Gustavo Caetano, fundador e mestre da bateria do Queixinho, os interessados terão a oportunidade de experimentar cada um desses instrumentos na oficina de triagem. A partir disso, eles seguirão a formação da bateria com os instrumentos que estiverem mais familiarizados.
“O intuito maior é construir oficinas como válvula de escape para o dia a dia, usar a música como terapia”, diz Caetano. “Além disso, é claro, preparar a turma pra folia do ano que vem”, complementa. As oficinas de formação da bateria do Queixinho seguirão até o Carnaval de 2025. Elas ocorrem semanalmente, às terças-feiras (30), das 19h às 22h, no The Mexican Gastropub.
Num primeiro momento, o Queixinho disponibiliza os instrumentos para a triagem. Uma vez aprovado para a bateria, o interessado deve adquirir o material. “Isso facilita o ensaio da pessoa, que pode praticar de casa”, observa Caetano. Portanto, para participar da oficina preparatória do próxima dia 9, basta preencher o formulário disponível neste link.
Então se liga!
Oficina preparatória do Samba Queixinho
Local: Teatro Francisco Nunes
Data: 9 de maio
Horário: das 19h às 22h