Bloco Samba Queixinho oferece oficinas gratuitas de percussão e dança em Belo Horizonte

oficina de percussão bloco samba do queixinho
Samba do Queixinho oferece oficinas de percussão e dança (Divulgação/Glauco Tavares)

O bloco de Carnaval Samba Queixinho está oferecendo oficinas gratuitas de percussão e de dança no espaço cultural do grupo, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. As aulas de percussão estão acontecendo às terças-feiras. Já as de dança estão marcadas para 29 de outubro, 5 e 12 de novembro.

As aulas gratuitas de percussão servem para preparar os foliões tanto para o Carnaval quanto para diversas apresentações do bloco ao longo do ano. Os interessados devem se inscrever no link que está disponível na bio do Instagram do Samba Queixinho.

A oficina gratuita de dança acontecerá com a bailarina Dayanne Amaral, do Grupo Corpo. Para participar, não é necessário ter conhecimento e nem técnica em dança. A participação é permitida para pessoas a partir de 16 anos. O objetivo das aulas é usar a dança como ferramenta para aliviar o estresse e a ansiedade.

‘Dança produz serotonina’

“Praticando a dança ativamos os neurotransmissores que proporcionam prazer, produzindo serotonina e endorfina, trazendo bem-estar e auxiliando na melhora da autoestima. Dançar estimula a criatividade”, afirma Dayanne Amaral.

As inscrições para a oficina de dança também são feitas no link do Instagram do bloco. O Espaço Cultural Samba Queixinho, local das aulas de percussão e de dança, é a sede do grupo. Ela fica no bairro Floresta, no prédio onde funcionava o Cine Odeon.

Dayanne Amaral (Divulgação/Edésio Nunes)

Em breve, o espaço oferecerá oficinas de MCs, musicoterapia e mídias sociais para transexuais e travestis. Além disso, o local vai receber, uma vez por mês, personalidades de diferentes áreas da cultura para ministrar palestras e fazer bate-papos com o público.

“Pretendemos consolidar e ampliar a atuação do Espaço Cultural Samba Queixinho através da execução de uma programação com atividades regulares ao longo do ano, com apresentações musicais, oficinas, palestras, rodas de conversa e exposições”, conta Tamira Abreu, uma das idealizadoras do projeto.

+ Confira programação das rodas de samba de BH +

Sobre o Samba Queixinho

O Unidos do Samba Queixinho surgiu em 2009, acompanhando o movimento cultural e espontâneo de reflorescimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte. O grupo nasceu junto com vários blocos formados por artistas, produtores culturais, jornalistas, ativistas e, sobretudo, pessoas da cidade.

O Samba Queixinho durante muitos anos desenvolveu suas atividades no Barracão do Queixinho, no bairro Carlos Prates. No espaço eram realizados ensaios do bloco, oficinas musicais e diversas apresentações artísticas, entre outros eventos culturais.

Desde o início de 2020, o Samba do Queixinho mudou sua sede para o espaço onde abrigava o antigo Cine Odeon, no bairro Floresta. O dispositivo ampliou suas atividades com a proposta de consolidar o Espaço Samba Queixinho como um local cultural ativo da cidade.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!