Shows gratuitos de choro e blues marcam inauguração do Museu da Moda em BH

Aulas serão gratuitas e começam amanhã. Não é preciso fazer inscrição prévia

O primeiro museu público dedicado totalmente à moda será inaugurado em BH na próxima terça-feira (6). O Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) funcionará no prédio popularmente conhecido como “Castelinho da Bahia”, na Rua da Bahia, nº 1149, onde funcionava o antigo Centro de Referência da Moda. O novo espaço reabre ao público com uma programação gratuita, com palestras, shows, oficinas, teatro e uma exposição. O museu é resultado de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

Para celebrar a inauguração, na semana do dia 6 a 15 de dezembro, ocorrerão diversas atividades para o público. Na quinta-feira (8), às 20h, haverá o show “Espectro Blues no Museu da Moda”, com um trio de músicos que tocam Blues, Rock/Blues e Jazz de variadas épocas.

No sábado (10), às 20h30, o ator Jair Raso mergulha no universo feminino e encena o espetáculo “Júlia e a memória do futuro”. Com direção de Kalluh Araújo, a peça retrata os retalhos coloridos das “Júlias” que estão por aí tecendo diante da vida e da morte.

Para encerrar o final de semana, no domingo, às 19h, o Grupo Toca de Tatu apresenta uma coletânea do choro, samba, baião, maxixe, valsa e tango-brasileiro, no show “Toca de Tatu: choro contemporâneo”.

Durante os outros dias serão realizadas palestras com temáticas dentro do universo feminino, da moda e da literatura. Como o talk show “Memórias refletidas”, no dia 13 de dezembro, terça-feira, de 9h às 12h, com o tema “Todos nós por todos – Projetos pessoais que transformam vidas”. O evento contará com a presença de Nélio Rodrigues, Ronaldo Fraga, Raquel Guimarães e Tereza Guimarães.

Para essa apresentação, os interessados devem fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected]. Meia hora antes de cada atividade serão distribuídas senhas ao público. Confira a seguir a programação completa do evento:

capturar1d9807a5880ed1eae9414d7474df8262a-1

Exposição

A exposição responsável por inaugurar o museu será “33 voltas em torno da terra – memória da indústria têxtil de Minas Gerais”, que ficará no espaço até o dia 30 de maio, com entrada franca. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 21h e sábado e domingo, das 10h às 14h.

Com curadoria do professor Antônio Fernando Batista Santos, doutor em Artes Visuais e coordenador do curso de Design de Moda da Fumec, a mostra retrata a indústria têxtil mineira e sua relevância, através do tecido, elemento base da indústria da moda.

Museu da Moda

O MUMO traz um ganho significativo para a capital mineira e para o meio da moda. “Acredito que o MUMO será um lugar de discussões, pesquisa e conhecimento, que terá em seu cerne a liberdade, a criatividade, a sustentabilidade e o livre acesso como bases essenciais para uma nova ordem social, construída com solidariedade e cooperação, não somente para a comunidade da moda, mas para toda a população de Belo Horizonte”, ressaltou Marta Guerra, diretora do museu.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!