Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou pontos de alagamento devido às fortes chuvas no início da noite desta sexta-feira (6). A capital mineira também teve precipitações intensas, com acúmulo de água em vias e rodovias, como no bairro Fernão Dias, na região Nordeste da cidade.
Em vídeos enviados ao BHAZ, imagens mostram a avenida Amazonas, no Centro de Betim, alagada. No local, é possível ver carros parados na via enquanto a água ultrapassa o passeio.
Veja o vídeo:
Na rua Aiuruoca, no bairro Fernão Dias, em BH, a água também se acumulou, levando os motoristas a passarem com cautela. A chuva foi acompanhada de raios e trovoadas.
Segundo a Defesa Civil de BH, a região da Pampulha registrou precipitações extremamente fortes na tarde desta sexta-feira (6). O temporal também provocou a queda de uma árvore na avenida Heráclito Mourão de Miranda, no bairro Serrano, área próxima a região.
Outras regiões da capital mineira também registraram chuva: forte na Centro-Sul, moderada no Barreiro, Noroeste e Venda Nova, e fraca nas regiões Norte, Leste e Nordeste.
Previsão do tempo
Conforme o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os moradores de BH já devem sentir a queda das temperaturas ao longo do fim de semana, devido à atuação de um efeito pré-frontal.
“É um fenômeno que aumenta a nebulosidade na circulação atmosférica antes da chegada de uma frente fria. Com isso, a temperatura máxima deve cair cerca de dois graus, ficando em torno dos 28 °C, enquanto a mínima deve ficar entre 18 °C e 19 °C”, explicou.
Gemiacki também explicou que há possibilidade de pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde, a partir desta sexta-feira (6). “Essa precipitação poderá vir acompanhada de raios, trovões e rajadas de vento. Já com a chegada da frente fria, a chuva tende a ficar mais persistente, principalmente entre o fim da tarde e a noite”, comentou.
Segundo o meteorologista, a frente fria é resultado de uma zona de transição que separa uma massa de ar quente de outra mais fria, sendo esta localizada na região Sul do Brasil.
“Então, essa massa mais fria vem se deslocando em direção ao Norte ou ao Leste, e aí ela alcança a região Central. Por isso, os termômetros devem cair, sobretudo, a partir da próxima segunda (9)”, contou.










