Agentes da BHTrans monitoram trânsito de bicicleta; teste é feito na Centro-Sul

Em fase de testes, agentes da BHTrans usam bicicletas para monitorar o trânsito (PBH/Divulgação)

Com aumento da frota de veículos em Belo Horizonte a cada dia, uma das soluções adotadas para garantir mobilidade aliada à sustentabilidade é o incentivo aos meios de transportes não poluentes, como a bicicleta. Tanto é que a capital conta hoje com dois serviços compartilhados do veículo – Bike BH e Yellow, que disponbilizam aos cidadãos quase 1 mil equipamentos que podem ser alugados via aplicativos.

Foi pensando nisso que, desde o ano passado, agentes de transportes e trânsito da BHTrans que atuam nas regiões Centro-Sul, começaram também a monitorar o trânsito com bicicletas. Além de ser uma alternativa viável economicamente, as bikes oferecem mais agilidade e podem reduzir muito o tempo de resposta dos agentes diante de problemas no trânsito, principalmente congestionamentos e acidentes.

O projeto, que ainda está em fase de testes, conta, por enquanto, com seis bicicletas e oito agentes ciclistas. Todos os agentes passaram por avaliação médica antes de guiar as bikes. A ideia é expandir o projeto. “A flexibilidade e agilidade que as bicicletas propiciam facilitam muito o trabalho dos agentes, permitindo que eles atuem em uma área de maior abrangência!”, afirma Fernando Pessoa, superintendente de Ação Regional da BHTrans.

Além disso, explica Fernando, o projeto busca também uma maior proximidade dos agentes com a população de Belo Horizonte, de um contato mais direto que traga a possibilidade de oferecer ajuda e informações ao cidadão.

Ciclista profissional, o agente Rodrigo foi um dos incentivadores do uso da bicicleta na operação do trânsito. “A bicicleta, além de dar uma boa visibilidade no monitoramento, garante mais mobilidade, além de nos proporcionar um ótimo exercício físico enquanto trabalhamos”, diz ele. Rodrigo alerta sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao sair de bicicleta. “Além de ficar atento às regras de circulação de trânsito, o ciclista deve sempre usar os equipamentos obrigatórios”, adverte.

Com informações da PBH

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