Após primeira repescagem, índice de jovens totalmente vacinados sobe para 66,9% em BH

vacina-covid
A vacinação é um dos principais fatores para a queda das mortes e casos da Covid-19 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os jovens entre 20 e 30 anos tiveram uma boa adesão à primeira grande repescagem da vacina da Covid-19, em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, menos de 30% das pessoas nessa faixa etária tinham tomado a segunda dose da vacina. Agora, o número subiu e chegou a 66,9%.

Hoje também está acontecendo mais uma repescagem para essa população, e na quinta haverá outra. “Para garantir que essas pessoas completem o esquema vacinal, a Prefeitura continua realizando chamadas no estádio durante os jogos no Mineirão, divulgações durante os programas de rádio e postagens nas redes sociais” diz a PBH em trecho da nota (leia abaixo na íntegra).

Quem quiser conferir os dados sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade, eles estão disponíveis no Boletim Epidemiológico e Assistencial no Portal da PBH (clique aqui).

Baixa adesão antes de repescagem

Menos de 30% dos jovens com idades entre 20 e 30 anos tinham completado o esquema vacinal em Belo Horizonte, segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Para contornar a situação, a administração municipal fez uma ação de repescagem em BH, na última sexta (19). A iniciativa fez aplicação da segunda dose em pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos, vacinadas com a Pfizer.

Para a PBH, a baixa na adesão de pessoas com faixa etária entre 20 e 30 anos à conclusão do esquema vacinal pode ser multifatorial. No entanto, uma das principais razões pode ser a melhoria dos indicadores epidemiológicos e assistenciais e a diminuição de novos casos e ocupação de leitos na capital.

Tal cenário pode causar a falsa impressão de que a pandemia de Covid-19 chegou ao fim – o que não é verdade. Por conta disso, a prefeitura deixa claro que quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à doença do que quem está completamente imunizado.

Nota da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, considerando dados até 19/11, cerca de 66,9% das faixas etárias entre 30 e 20 anos completou o esquema vacinal. Nesta segunda-feira, dia 22, está sendo realizada mais uma ação de repescagem para o público e na quinta-feira, dia 25, haverá mais um dia específico para que essas pessoas possam se vacinar.

Para garantir que essas pessoas completem o esquema vacinal, a Prefeitura continua realizando chamadas no estádio durante os jogos no Mineirão, divulgações durante os programas de rádio e postagens nas redes sociais.

Além disso, as equipes de saúde, durante as visitas domiciliares, conferem a situação vacinal e também reforçam a importância da vacinação. Esta ação também é realizada durante os atendimentos nos Centros de Saúde da Atenção Primária e ainda por contato telefônico nos acompanhamentos de rotina.

Os dados referentes à vacinação contra a Covid-19 na cidade são consolidados e estão disponíveis no Boletim Epidemiológico e Assistencial no Portal da Prefeitura no link“.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!