Do Barreiro a Abu Dhabi: Atleta mirim de BH se torna campeã mundial de jiu-jitsu

campeã jiu-jitsu
Na última semana, Sophia Lara, do Barreiro, viajou com a família até Abu Dhabi e, por lá, se tornou campeã mundial de jiu-jitsu (Reprodução/@sophia.pandabjj/Instagram)

Uma garota apenas 9 anos, moradora do Barreiro, em Belo Horizonte, tem mostrado ao mundo que não existe idade para se desafiar e correr atrás dos próprios sonhos. Na última semana, Sophia Lara viajou com a família até Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, e, por lá, se tornou campeã do World Jiu-Jitsu Festival 2023.

Em conversa com o BHAZ nesta quarta-feira (8), a mãe da atleta mirim, Aline Viana, conta que a menina compete há pouco mais de um ano. Nesse período, a criança já conquistou mais de 20 medalhas de ouro em competições regionais, além de também ser a atual campeã brasileira e vice na competição sul-americana de jiu-jitsu.

“A gente viu que ela estava se sobressaindo e começamos a levá-la para fora do estado. Ela chegou a competir em São Paulo, no Rio de Janeiro, e no fim de abril ela ganhou o campeonato brasileiro. Então surgiu a oportunidade de levá-la para o mundial e ela acabou sendo campeã”, diz a mãe, orgulhosa.

‘Ela considera uma brincadeira’

A engenheira explica que a filha começou a praticar o esporte por estar um pouco sedentária durante a pandemia. A paixão pela modalidade foi à primeira vista e, agora, Sophia treina aproximadamente 2 horas por dia.

“Ela gosta muito do momento treino, ela considera uma brincadeira. Ela sabe que tem que se dedicar e levar a sério, mas os amigos que ela fez na escolinha e os mestres se tornaram a segunda família dela”, explica Aline.

A mãe disse, ainda, que pretende continuar incentivando a carreira esportiva da filha. Ela explica que desde que Sophia era mais nova, a família já a estimulava a praticar atividades que a deixassem feliz e realizada.

“Sempre falei com ela que queria que ela seguisse algo que a fizesse feliz. Eu, por exempli, sempre fui apaixonada por atividades que eu não segui profissionalmente, porque encarei muito como hobby. Toquei instrumentos a vida toda e não me especializei. Acho que quando a gente não segue o que a gente ama, a gente fica um pouco frustrada”, observou a engenheira.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!