Backer deverá pagar tratamento médico para vítimas de intoxicação

@cervejeiros_de_plantao/Instagram/Reprodução + Amanda Dias/BHAZ

Do MPMG

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) realizou, nessa quinta-feira (30), uma audiência entre os representantes da Cervejaria Backer e os familiares de consumidores que estão em tratamento de saúde devido ao consumo da cerveja Belorizontina. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde) 30 casos de intoxicação (por dietilenoglicol) foram notificados. Quatro pessoas morreram.

Na audiência, os representantes das vítimas expuseram quais são as necessidades de custeios para o restabelecimento de seus familiares. O representante da empresa disse que a cervejaria iria disponibilizar o que estava sendo pedido.

Durante o encontro, já foram agendados, pela empresa, os atendimentos individuais dos familiares das vítimas. Em 72 horas após esse atendimento, a Backer deverá efetivar o custeio de despesas solicitadas ou apresentar negativa fundamentada.

+ Capixaba, Corleone e mais: Novos 10 lotes de cervejas da Backer estão contaminados

+ Clientes sem nota fiscal não serão ressarcidos, diz Backer; exigência é questionada

Acompanhamento psicológico

Também ficou acordado que a cervejaria fornecerá acompanhamento psicológico para as vítimas e seus familiares, de forma adequada à necessidade de cada um.

A reunião teve a participação das promotoras de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte Silvia Altaf e Vanessa Fusco, do coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, e da defensora Pública Ana Luiza Aragão Bracarense.

De acordo com a promotora de Justiça Silvia Altaf, a intenção foi a de tentar agilizar a assistência às vítimas. Ela ainda informou que os procedimentos instaurados no MPMG para apuração do caso continuarão com andamento normal.

O que diz a Backer?

Em nota, a cervejaria se comprometeu a acolher os pacientes mesmo antes da conclusão do inquérito.

“Ainda que as investigações não tenham sido concluídas, a Backer segue acolhendo os pacientes com sintomas de intoxicação e seus familiares. Ontem (dia 30), a equipe jurídica da cervejaria se reuniu com os atingidos que estão cadastrados na Promotoria de Defesa do Consumidor, do Ministério Público, para viabilizar o atendimento de suas demandas nesse campo. Foi mais uma ação da Backer para acolher essas pessoas.”

+ Belorizontina: Polícia pede exumação de idosa que morreu após ingerir cerveja

Não consuma cervejas da Backer

Em decorrência das últimas evidências obtidas a recomendação vigente da ses é de que, por precaução, nenhuma cerveja produzida pela Cervejaria Backer, independente de marca e lote, seja consumida. 

A SES-MG também orienta à população de Minas Gerais que caso tenha em sua residência cervejas de qualquer marca ou lote produzida pela Cervejaria Backer não a descarte em pias ou vasos sanitários, nem as coloque no lixo comum, pois outras pessoas podem pegar e consumir esses produtos.

Estas cervejas devem ser identificadas com alguma inscrição do tipo: “Não ingerir. Produto impróprio para o consumo”, armazenadas separadamente dos demais alimentos até que você possa entregá-los nos pontos de recepção (Vigilância Sanitária de sua cidade, Núcleos Estaduais de Vigilâncias Sanitárias ou PROCONs).

Sintomas da intoxicação

Os indivíduos que ingeriram cervejas da marca Backer a partir de outubro de 2019 podem ter apresentado, em até 72 horas, sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e/ou dor abdominal), associados a pelo menos um dos seguintes quadros: alterações da função renal e sinais e sintomas neurológicos (paralisia facial, borramento visual, amaurose, alterações de sensório, paralisia descendente e crise convulsiva). O quadro pode evoluir para insuficiência renal e até morte.

Em média 72 horas após a ingestão da bebida, sintomas gastrointestinais são manifestados. Nesse caso, as portas de entrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou, em caso de sintomas mais leves, as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!