TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Quinto banheiro autolimpante é inaugurado na rua Rio de Janeiro, no Centro de BH

06/11/2025 às 14h41 - Atualizado em 06/11/2025 às 18h37
banheiro autolimpante
(Ana Magalhães/BHAZ)

Um novo banheiro autolimpante foi inaugurado em Belo Horizonte nesta quinta-feira (6). O equipamento está localizado na rua Rio de Janeiro, número 700, nas proximidades da Praça Sete e da Igreja São José, no Centro da capital mineira. Ainda neste ano, a Prefeitura de BH anunciou que vai inaugurar o sexto banheiro autolimpante na Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de BH.

O novo banheiro é o quinto equipamento colocado nas ruas da cidade, desde fevereiro, quando o projeto foi iniciado. BH conta, atualmente, com outras unidades em quatro pontos: Praça da Estação, Praça Rio Branco, avenida Olegário Maciel (na Praça Raul Soares) e rua dos Tabaiares, esquina com a rua Sapucaí.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, cerca de quatro mil pessoas usam diariamente as oito cabines disponíveis (duas em cada unidade). “O serviço, que é gratuito, beneficia vendedores autônomos, motoristas de aplicativo e demais frequentadores da região central da capital”, explica.

A expansão para outras regiões da capital, conforme o fluxo de pessoas e as necessidades locais, estão sendo estudadas. “Próximo [banheiro] será na Praça do Papa, e a gente já abre agora os trabalhos técnicos para poder colocarmos mais 14 em Belo Horizonte a partir do próximo ano”, revelou Álvaro Damião em coletiva de imprensa.

A locação, instalação, operação e manutenção dos banheiros públicos é feita por uma empresa contratada. O contrato tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos. Veja o vídeo:

Como funciona o banheiro autolimpante?

Os banheiros autolimpantes possuem duas cabines unissex, equipadas com vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposições diárias.

Para garantir a higiene e reduzir a exposição aos agentes microbiológicos, um sensor de aproximação é utilizado para liberação de sabonete líquido, água e secagem das mãos, sem necessidade de contato.

O sistema de limpeza do banheiro é totalmente automatizado. Quando a cabine é desocupada, sensores de presença iniciam o processo de higienização, realizado por sprinklers (chuveiros hidráulicos) que aplicam água e produtos de limpeza no chão. O processo de autolimpeza leva cerca de 20 segundos. O equipamento possui permanência limitada a 10 minutos por vez.

Além do acionamento automático do sistema de higienização, funcionários fazem rondas periódicas para reforço da limpeza e retirada de resíduos. Os banheiros são gratuitos e funcionam das 6h às 22h. As cabines contam com recursos de acessibilidade para o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ