De BH para o espaço: Engenheiro belo-horizontino será o 2º brasileiro a realizar viagem espacial

engenheiro bh
Victor embarcará nessa aventura ao lado de outras cinco pessoas de outros países (Crypto Space Agency/Divulgação)

Um engenheiro de Belo Horizonte foi supreendido na última semana ao ganhar nada menos que uma viagem ao espaço. Victor Hespanha, 28, foi sorteado para participar da 21ª missão da Blue Origin, uma agência de turismo espacial, depois de comprar um NFT – novidade na área de tecnologia que tem atraído investidores em todo o mundo.

Ao BHAZ, o engenheiro conta que vinha estudando mais a fundo esse universo, mas que jamais pensou que ele poderia lhe abrir portas tão surpreendentes. “Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo”, conta ele. 

“Eu tava com a minha esposa na hora e quando eu recebi o resultado do sorteio falei: ‘Amor, ganhei!’. Ela não acreditou, achou que era uma pegadinha. Falei com os meus pais também e eles demoraram acreditar, mas agora já querem comprar NFT para ir na próxima missão”, brinca ele.

‘Surpresa pra todo mundo’

Victor embarcará nessa aventura ao lado de outras cinco pessoas de outros países e se tornará o segundo brasileiro a viajar para o espaço. O primeiro foi o astronauta Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.

Ele contou ao BHAZ que a viagem ocorre em uma capsula que vai ultrapassar a linha da atmosfera e deve durar pouco mais de 10 minutos, sendo 5 deles em gravidade zero. A data da missão será divulgada em breve.

Pelas redes sociais, o engenheiro publicou um vídeo em que diz ainda não acreditar que tenha sido escolhido. “Foram dias intensos, uma surpresa pra todo mundo. É uma coisa surreal, nunca imaginei que chegaria perto de algo dessa magnitude”, desabafou.

“Essa vai ser uma experiência realmente muito legal para mim e será o passo pra um futuro extretamente real. Tenho certeza que com isso eu poderei abrir uma porta para várias oputras pessoas que sonham em explorar o espaço”, termina ele.

‘Muito mais que um voo espacial’

Sam Hutchison, co-fundador da CSA (Crypto Space Agency), empresa que realizou o sorteio, explica que o objetivo da missão é “unir a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro do mercado cripto para que a humanidade possa ter uma visão do futuro além da Terra”.  

Além disso, outros dois novos projetos que também levarão humanos ao espaço estão sendo planejados pela empresa. “É muito mais do que um voo espacial humano. Nossos próximos dois projetos envolvem novas abordagens inovadoras para a busca de inteligência extraterrestre e a detecção de impactos de asteroides potencialmente catastróficos”, diz texto publicado no site da empresa.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!