BH amanhece coberta de neblina e arranca suspiros: ‘Dia mais bonito do ano’; saiba por quê

Reprodução/Twitter/@fecdias + Divulgação/Defesa Civil

Belo Horizonte amanheceu no penúltimo dia do ano, neste domingo (30), com uma paisagem diferente: coberta de neblina. O fenômeno, incomum na capital mineira, arrancou elogios dos moradores, que associaram o nevoeiro a um charme. Mas qual motivo dessa cerração? E sabia que isso era comum por aqui antigamente?

A neblina matinal é uma junção de fatores: queda de temperatura, umidade altíssima e diminuição da nebulosidade, como explica o meteorologista Ruibran dos Reis. “Diminuiu a nebulosidade durante a noite e, como está chovendo muito durante esses últimos dias, a umidade está muito alta. Isso somado à baixa temperatura resulta no que chamamos de condensação”, explica ao BHAZ o especialista do instituto de meteorologia Climatempo.

É, portanto, a condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. “De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água”, explica o mestre em Geografia Rodolfo Alves Pena.

Outra curiosidade: sabia que esse cenário era comum em Belo Horizonte? “No passado, a capital tinha clima frio e úmido. O nevoeiro acontecia com frequência. Nos últimos 30 anos, passou a ter clima quente e seco por causa da urbanização”, ensina Ruibran dos Reis. “Agora esse fenômeno é muito raro em BH. No inverno, temos o frio e a ausência de nebulosidade, mas o tempo está seco”, completa.

Réveillon

Ainda conforme o meteorologista do Climatempo, o fenômeno indica que as chuvas vão dar uma acalmada. “No interior, tem uma expressão que diz o seguinte: cerração que baixa, sol que racha. Como precisa da ausência de nebulosidade para criar neblina, a probabilidade de chuva já diminui bastante”.

Apesar disso, é importante ressaltar: o departamento de meteorologia da Defesa Civil prevê o risco de chuvas fortes. “O domingo será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva moderada a forte e possibilidade de incidência de raios e rajadas de vento. Temperatura mínima registrada foi de 18°C e máxima prevista é de 27°C”, diz o órgão.

Aliás, a mínima anotada pelas estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de 17,3°C às 9h. Nos próximos dias, a previsão é que a mínima continue nessa faixa, enquanto a máxima, durante a tarde, possa ultrapassar até mesmo os 30°C.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!