BH começa a vacinar crianças contra Covid-19 amanhã; veja cronograma e orientações

Vacinação de criança
Neste primeiro momento, a aplicação fica restrita a alguns grupos prioritários (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As vacinas contra Covid-19 para crianças chegaram nesta sexta-feira (14) a Minas Gerais e a imunização desse público em BH já começa neste sábado (15). A prefeitura divulgou hoje o cronograma de vacinação para os próximos dias.

O Ministério da Saúde enviou cerca de 10.800 doses à capital, então, neste primeiro momento a aplicação fica restrita a alguns grupos prioritários: crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação.

Neste sábado, a vacinação de crianças acontece exclusivamente em centros de saúde de BH, das 8h às 14h. Mas a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) afirma que vai implantar pontos de vacinação em escolas municipais para manter a segurança dos pequenos na capital.

Segundo a prefeitura, os pontos serão implantados tão logo novas remessas sejam entregues e outras faixas etárias possam ser convocadas.

“A estratégia foi definida para que este público não fique em contato direto com pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que estão sendo atendidos nas unidades de saúde”, explica.

Orientações

Comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas

A criança com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas, deve estar acompanhada de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização de para vacinação, disponibilizado neste link. O documento deve ser devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as comorbidades listadas aqui

Para a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original.

Também é necessário apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Acamadas ou com mobilidade reduzida

Já a vacinação das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida começa na segunda-feira (17) em BH. As equipes entrarão em contato com as famílias daqueles que têm cadastro nos centros de saúde para o agendamento.

A vacinação dessas crianças será realizada ao longo da semana por equipes volantes. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a unidade mais próxima para agendar a imunização. Os telefones e endereços estão disponibilizados aqui.

Mais informações

Ainda de acordo com a prefeitura de BH, a ampliação da vacinação para as crianças sem comorbidades será feita de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassado ao município.

Na próxima semana, haverá ainda a aplicação da dose de reforço para faixas etárias que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses. Os chamamentos continuarão a ser feitos, mas a partir de quarta-feira (19), a pessoa que já completou esse prazo, pode procurar um dos pontos de vacinação para tomar o reforço.

Cronograma de vacinação

  • Sábado (15):
    • primeira dose para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina;
  • Domingo (16):
    • não haverá vacinação.
  • Segunda-feira (17):
    • início da aplicação da primeira dose para crianças acamadas ou com mobilidade reduzida de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio;
    • neste dia não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária. As equipes de saúde estarão empenhadas na aplicação de vacina das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida.
  • Terça-feira (18):
    • aplicação da primeira dose para crianças acamadas de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio;
    • neste dia não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária. As equipes de saúde estarão empenhadas na aplicação de vacina das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida.
  • Quarta-feira (19):
    • dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
  • Quinta-feira (20):
    • dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a Coronavac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
  • Sexta-feira (21):
    • dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a Coronavac, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
    • repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Neste sábado (15), o horário de funcionamento dos locais de vacinação será das 8h às 14h. Já de segunda a sexta-feira é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já os shoppings funcionam das 13h às 19h30.

Os endereços podem ser verificados aqui.

A PBH reforça que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação. Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!