BH, Contagem e Governo de Minas criam comitê para prevenir enchentes

chuva tereza cristina
Comitê vai buscar soluções para avenida Tereza Cristina, entre outros pontos dos municípios (Amanda Dias/BHAZ)

O Governo de Minas e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana de BH, criaram, nesta terça-feira (26), um comitê especial para desenvolver soluções para enchentes e alagamentos em pontos críticos das duas cidades. O comitê gestor foi formado durante uma reunião na PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e vai pensar em soluções conjuntas focadas nas obras de macrodrenagem.

O objetivo do grupo é unir esforços na busca de recursos para intervenções de controle das cheias de córregos como o Ferrugem e Riacho das Pedras. Em períodos de chuva, esses córregos são os responsáveis por provocar o transbordamento do Ribeirão Arrudas e enchentes em avenidas como a Tereza Cristina, ponto crítico nesta época do ano.

Além da equipe técnica do Governo de Minas e das duas prefeituras, participaram da reunião o vice-prefeito de BH, Fuad Noman, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Obras em andamento

Ainda na terça-feira (26), a PBH anunciou que já foram concluídas as obras de prevenção de enchentes no Barreiro, outra região que também sofre em períodos chuvosos. Com a intervenção, as margens do córrego Bonsucesso foram estabilizadas e as águas tiveram sua velocidade reduzida, o que deve reduzir os processos erosivos, além de otimizar os serviços de coleta de resíduos sólidos e, consequentemente, contribuir para a despoluição das águas.

Além da primeira obra, outras duas intervenções ocorrem simultaneamente na bacia do córrego Bonsucesso, para reduzir o risco de inundações na região, de acordo com o superintendente da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), Henrique Castilho. “Para a prevenção de enchentes é necessário sempre considerar a bacia hidrográfica do córrego, e não apenas uma área pontual. Das três obras que estavam em andamento ao mesmo tempo nessa bacia, a da rua Marselhesa agora está concluída”, explica o superintendente.

As obras foram iniciadas em setembro de 2018 e contaram com investimento de R$ 7,9 milhões. Os recursos foram captados pelo Município junto ao Governo Federal e integram parte da contrapartida do Programa de Recuperação Ambiental e Saneamento dos Fundos de Vale e Córregos em Leito Natural de Belo Horizonte (Drenurbs).

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!