BH ganha abrigo de abelhas sem ferrão para recuperar áreas verdes

meliponário bh
Iniciativa faz parte do projeto Poliniza BH (PBH Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou hoje (7) o primeiro abrigo para abelhas sem ferrão. O Meliponário Biofábrica, instalado no Parque das Mangabeiras, na Serra, tem como objetivo favorecer a polinização e recuperar áreas verdes na capital mineira.

A iniciativa faz parte do projeto Poliniza BH, que tem como objetivo instalar meliponários móveis e trabalhar na educação sobre a importância dessas abelhas. Nativas do Brasil, elas são responsáveis pela polinização de mais de 90% do país.

No Meliponário Biofábrica, são criadas sete espécies de abelhas sem ferrão: mirim-preguiça (Friesella schrottkyi), marmelada amarela (Frieseomelitta varia), moçinha-branca (Frieseomelitta doederleini), moçinha-preta (Frieseomelitta languida), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), uruçu amarela (Melipona mondury) e jataí (Tetragonisca angustula).

As abelhas atuam na polinização tanto nas áreas florestadas do parque, quanto em hortas e jardins. Por isso, através do projeto, a PBH também quer reforçar os benefícios de criar tais espécies dentro da própria casa.

O Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA PROPAM) também vai receber um meliponário. A segunda unidade funcionará na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, no Bairro Castelo.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!