BH registra dia mais seco no inverno e umidade do ar fica em estado de alerta

Hidratação deve ser redobrada no tempo seco

Após dois meses de tempo frio, ao que tudo indica, o calor voltou e veio para ficar em Belo Horizonte. Com o aumento da temperatura, aliada à falta de chuvas, ocorre a queda da umidade relativa do ar.

Em Belo Horizonte, por exemplo, foi registrado na tarde desta quarta-feira (30) umidade relativa do ar na casa dos 13%. Isso representa estado de alerta e também o menor índice durante o inverno deste ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o nível ideal deve estar entre os 40% e 70%.

Para esta quinta-feira (31) a temperatura máxima deve atingir os 31ºC, com a mínima ficando em 16ºC. Está descartada a possibilidade de chuva, aumentando o período seco na capital, que está há 80 dias sem precipitação.

O período entre 15h e 16h é considerado o horário crítico. Entre os reflexos negativos da baixa umidade do ar para a saúde destacam-se: dores de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, irritação e secura na garganta e sensação de areia nos olhos, causando vermelhidão e cansaço.

Além disso, ocorre o ressecamento das mucosas das vias aéreas, aumentando as crises de asma e infecções por vírus e bactérias. Isso é ocasionado, principalmente, pela dificuldade encontrada pelos gases poluentes para se dispersarem na atmosfera devido à ausência de ventos.

Entre os cuidados recomendados para este período estão: aumento da hidratação, pois com a elevação da temperatura, a absorção do suor pelo ambiente é maior, ocasionando o ressecamento da pele; evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h; não ficar em aglomerações e ambientes fechados, além de utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!