BH registra segundo dia mais quente do inverno – e vai piorar

sol calor
Termômetros devem subir ainda mais nos próximos dias (Moisés Teodoro/BHAZ + Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte não facilitou para quem estava curtindo o feriado e precisou voltar à rotina nesta terça (8): os termômetros na capital chegaram à marca dos 32ºC no fim da tarde de hoje. A temperatura foi a segunda mais alta deste inverno e incomodou muito os belo-horizontinos. E para quem tinha esperanças de que o calor desse uma trégua nos próximos dias, a notícia não é nada boa: vai piorar.

Nas redes sociais, não faltaram reclamações. Desde quem ama as temperaturas mais altas mas desaprova o exagero até aqueles que queriam um inverno mais “tradicional”, o consenso foi um só: o calor foi longe demais. “Tenho certeza que o inferno tá mais fresco que o calor que tá fazendo aqui em BH”, comentou uma moradora. “Jurei que eu ia correr hoje, mas nesse calor, só se for na avenida em direção à UPA”, brincou um segundo.

Vários usuários do Twitter também lembraram que, assim como o convívio em público e atividades corriqueiras, lidar com o calor agora também fica mais difícil por causa da pandemia. “E aí seus prefiro calor, tão gostando agora? Tão gostando de usar máscara nesse inferno de calor?”, questionou um perfil. Vários outros também reclamaram da pequena “tortura” que é manter o uso correto do item: “Nesse calor que tá fazendo em BH é difícil demais”.

Vem mais calor aí?

A resposta é sim. Apesar das temperaturas mais altas do que o normal desde o fim de semana, os próximos dias vão tentar comprovar aquela tese de que nada é tão ruim que não possa piorar. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, o calor de hoje só ficou atrás do recorde registrado no último dia 20 de agosto, quando os termômetros marcaram 32,6ºC.

E o marco de dia mais quente do inverno ainda pode mudar: segundo Ruibran, a reta final da estação não vai aliviar. “A gente está prevendo que nos próximos dias vai esquentar mais ainda, e na próxima semana pode chegar até 34ºC”. A umidade do ar, que ficou em cerca de 20% hoje, também vai se manter em nível de alerta na capital, enquanto regiões como o triângulo mineiro já enfrentam uma situação mais crítica.

Mas se você não gosta de calor, talvez seja melhor não gastar as energias reclamando agora. É que, com o fim do inverno, é possível esquentar ainda mais. “O calor não vai dar folga não. Normalmente aqui em BH a primavera já é a estação mais quente. E a gente pode ter este ano a primavera mais quente de todas”, adianta Ruibran. Pelo visto, o jeito vai ser aumentar os cuidados com a hidratação e torcer por uma trégua num futuro próximo…

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!