BH tem previsão de mais chuva nos próximos dias e trégua deve vir só no fim da semana

BH nublado
Pancadas de chuva ainda não devem dar trégua nos próximos dias (Amanda Dias/BHAZ)

Céu nublado, calor durante o dia e pancadas de chuva a partir do fim da tarde. É assim que o tempo deve ficar em Belo Horizonte ao longo dos próximos dias. Somente a partir da próxima quarta-feira (23) é que o tempo deve começar a abrir, indicando a possibilidade de dias menos nublados no próximo fim de semana.

Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na segunda e na terça, a capital mineira deve permanecer com o céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. “Isso não impede que tenha mormaço ou abertura, favorecendo o aquecimento diurno e as pancadas a partir da tarde”, detalha a meteorologista Anete Fernandes. Em ambos os dias, a mínima é de 17°C e a máxima fica entre 27°C e 28°C.

A partir de quarta-feira, a tendência é de menor nebulosidade, mas ainda com chuvas e trovoadas isoladas. Ainda assim, o tempo deve abrir ao longo do dia, acompanhando uma ligeira elevação na temperatura, que tem a máxima prevista para 30ºC.

“Ainda está muito instável, ainda não teve nenhum período totalmente sem chuva desde o início de janeiro. Agora é acompanhar, para ver se vai ter alguma trégua antes do fim da estação”, conclui a especialista.

Instituto emitiu alerta para chuvas intensas em quase todo o estado (Inmet/Divulgação)

Defesa Civil alerta

Apesar de serem pancadas isoladas previstas, a necessidade de atenção da população ainda é destacada pela Defesa Civil de Belo Horizonte. O órgão publicou na manhã deste domingo (20) um alerta para chuvas intensas na capital. Há a possibilidade de pancadas de chuva, que variam entre 30 e 50 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

O alerta é válido até as 8h desta segunda-feira, mas pode ser seguido de um novo caso as previsões se confirmem.

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Reforce os cuidados

Relembre abaixo os cuidados recomendados pela Defesa Civil para os dias de chuva na capital:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!