Dezesseis centros de saúde com foco para atendimento de pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika serão abertos em Belo Horizonte neste sábado (9) e domingo (10). A prefeitura informa que 12 unidades funcionam com horário ampliado, de 7h às 22h, e duas mantém o funcionamento entre 7h e 19h.
“Além disso, para aumentar a cobertura vacinal da Qdenga, nove centros de saúde, sendo um por regional, disponibilizarão a vacina contra a dengue, das 8h às 17h, exclusivamente para o público de 10 a 14 anos”, informa o Executivo em nota.
Podem procurar os centros de saúde para receber assistência médica as pessoas que apresentarem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.
A vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos será disponibilizada em nove dos 16 centros de saúde abertos para atender pessoas com sintomas de arboviroses: nas unidades Tirol (Barreiro), Carlos Chagas (Centro-Sul), Vera Cruz (Leste), São Paulo (Nordeste), Santos Anjos (Noroeste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste), São Francisco (Pampulha) e Jardim Europa (Venda Nova) aplicarão as doses das 8h às 17h. Na segunda-feira (11) as vacinas voltarão a ser ofertadas nos 152 centros de saúde da cidade.
Para a administração do imunizante é necessária a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e cartão de vacina.
Confira as unidades que estarão abertas durante o fim de semana:
Barreiro: Centros de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol e Vale do Jatobá
Centro-Sul: Centro de Saúde Carlos Chagas
Leste: Centro de Saúde Vera Cruz
Norte: Centro de Saúde Aarão Reis e Floramar
Nordeste: Centros de Saúde São Paulo e Conjunto Paulo VI
Noroeste: Centro de Saúde Santos Anjos
Oeste: Centro de Saúde Betânia
Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha e São Francisco
Venda Nova: Centros de Saúde Rio Branco, Jardim Europa, Santa Mônica e Serra Verde.