BH terá comércio aberto e suspensão de coleta de lixo no feriado

Galeria do Ouvidor Centro BH Covid Multidão
Mesmo com feriado, comércio vai funcionar na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

O comércio de Belo Horizonte poderá funcionar durante o feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado amanhã (1º). A informação foi divulgada pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), nesta sexta-feira (30). O horário de funcionamento continua como nos demais dias de semana, seguindo as normas atuais da prefeitura. A coleta de resíduos, por sua vez, não será realizada pela SLU (Superintendência de Limpeza Urbana).

De acordo com a CDL, a decisão que autoriza o funcionamento segue de acordo com o Segundo Termo Aditivo à Convenção Coletiva do Comércio de Belo Horizonte 2021/2022. No entanto, eles reforçam que é preciso que os comerciantes respeitem o horário estipulado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para a pandemia.

Horário de funcionamento

Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar nos mesmos horários do restante da semana. Desta forma, as lojas poderão abrir das 9h às 20h. Nos shopping centers, a autorização é das 10h às 21h. Já os bares e restaurantes poderão receber clientes das 11h às 16h, inclusive com venda de bebidas alcoólicas. Não há restrição de horário para entrega em domicílio ou retirada no local.

Na cidade, oito parques públicos também poderão funcionar no feriado, mediante agendamento, das 8h às 17h. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados aqui. Praças públicas, pistas de corrida e de caminhada continuam abertas. Atividades como supermercados, padarias, sacolões e açougues poderão funcionar das 7h às 21h.

Veja lista completa:

  • Comércio varejista não contemplado na fase de controle: segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h;
  • Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista autorizada a funcionar, exceto comércio atacadista de recicláveis: segunda-feira a sábado, entre 5h e 17h;
  • Atividades autorizadas em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio: segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h;
  • Atividades autorizadas em funcionamento no interior de shopping centers: segunda-feira a sábado, entre 10h e 21h;
  • Atividades no formato drive-in: segunda-feira a sábado, entre 14h e 23h59min;
  • Serviços de alimentação, para consumo no local: restaurantes, cantinas, sorveterias, bares e similares: segunda-feira a sábado, entre 11h e 16h. Não há restrição de dia e horário para a entrega em domicílio e retirada;
  • Comércio de alimentos em veículo automotor: segunda-feira a sábado, entre 11h e 16h.

Somente no domingo, supermercados, padarias, sacolões e açougues, assim como todo o comércio não essencial, são obrigados a fechar, segundo o último decreto da prefeitura.

E no Dia das Mães?

Representantes dos lojistas e dos comerciantes de bares e restaurantes desejavam a ampliação do horário de funcionamento em razão do Dia das Mães. No entanto, por ora, não há flexibilizações previstas oficialmente pela prefeitura para a próxima semana.

O prefeito Alexandre Kalil pediu para que as pessoas não deixem a compra dos presentes das mães para a última hora, pois assim é possível evitar aglomeração nos estabelecimentos. “Você pode comprar o presente para a sua mãe hoje, amanhã. Não precisa sair todo mundo para comprar na quinta-feira que vem”, disse ontem em entrevista à rádio Itatiaia.

Coleta de resíduos

Já o recolhimento porta a porta de resíduos não será realizado pela SLU amanhã. Isso significa que, quem possui a coleta às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados deixará de ter o serviço por quatro dias seguidos.

A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, destaca a relevância dos garis como profissionais essenciais para o bom funcionamento da cidade. “Por isso mesmo, eles merecem uma pausa para o descanso justamente no Dia do Trabalhador”, observa. 

“Desse modo, é de extrema necessidade que todos colaborem ainda mais, redobrando os cuidados com a proteção do lixo doméstico e daquele produzido pelo comércio durante essa suspensão temporária da coleta”, recomenda. “Guarde os resíduos em casa, nas próprias lixeiras internas, ou em embalagens adequadas, mas só os coloque no passeio na semana que vem, no próximo dia de recolhimento em sua região”, enfatiza.

Com PBH

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!