BH contará com incremento de 500 policiais militares nas ruas a partir de fevereiro

Adão de Souza/PBH

Belo Horizonte contará com mais policiais nas ruas neste início de ano. O incremento de 500 agentes aos quadros da Polícia Militar e a aquisição de 66 novas bases móveis — vans para o atendimento da comunidade em áreas de patrulhamento — foram anunciados pelo governador Fernando Pimentel (PT) nessa segunda-feira (23) no Palácio da Liberdade. A Prefeitura de Belo Horizonte estima que os novos militares serão postos à serviço da população a partir de fevereiro.

As novidades fazem parte de estratégias traçadas entre os Executivos municipal e estadual para conter os índices de criminalidade em Belo Horizonte. Em 2015, o número de assaltos nas ruas da capital teve alta de 22% e ligeira queda no ano passado — conforme dados registrados no portal “Minas em Números“.

Reforço de 500 militares e 66 novas bases móveis da Polícia Militar foi anunciada por Fernando Pimentel (Reprodução/Amira Hissa)

Para o prefeito Alexandre Kalil (PHS), que participou da cerimônia ao lado do governador, as novas aquisições vão ao encontro do que foi anunciado em campanha. “Nós precisamos da ajuda do governo, sabemos que a população está insegura. Iniciamos hoje uma etapa importante e definitiva para os próximos quatro anos que é a integração do estado com o município”, disse.

Pimentel, entretanto, deixou de informar o impacto no orçamento do Estado que o aporte na segurança pública da capital implicará. A data para a entrega das novas vans e para que os novos policiais sejam postos nas ruas também não foi anunciada pelo chefe do Executivo estadual. A assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte, entretanto, afirma que as ações já começarão a ser implantadas a partir de fevereiro.

Mais segurança

O incremento no efetivo da Polícia Militar anunciado por Pimentel ocorre em virtude da formatura de 1 mil soldados na última semana — desse total, a metade ficará na capital, conforme anúncio do governador. Com isso, o número de policiais designados em Belo Horizonte sobe para 4,6 mil agentes.

As novas 66 bases móveis somam a outras 20 que já estão à disposição dos belo-horizontinos. Segundo anunciou Pimentel, haverá, em cada uma delas, quatro policiais, sendo que dois estarão ocupados com motocicletas.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!