BHTrans libera uso da faixa de ônibus na Nossa Senhora do Carmo à tarde

Breno Pataro/PBH/divulgação

Os motoristas que usam regularmente a avenida Nossa Senhora do Carmo estão liberados para trafegar pela faixa exclusiva de ônibus no sentido Belvedere/avenida do Contorno no período da tarde, entre 15h e 21h, quando há aumento da demanda de veículos em direção à área central da cidade.

A liberação do uso ocorre devido às obras de recuperação do córrego Acaba Mundo, que estão sendo realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e que exigem a interdição da faixa marginal da avenida.

Nos finais de semana, as faixas de ônibus já são liberadas para uso de outros veículos das 14h de sábado até as 23h59 de domingo.

A interdição parcial da pista marginal da avenida Nossa Senhora do Carmo ocorre entre as avenidas Uruguai e Contorno, no sentido Belvedore/avenida do Contorno, de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. A interdição acontecerá até a conclusão das obras, cuja duração prevista é de três meses.

De acordo com o gerente da Regional Centro-Sul da BHTrans, Luiz Fernando Libânio, a liberação da faixa exclusiva para ônibus da avenida Nossa Senhora do Carmo durante os dias úteis) busca dar mais segurança e mobilidade aos condutores. “Estamos monitorando e trabalhando para garantir a operação segura e organizada do transporte coletivo na via e também viabilizar que os condutores impactados pela obra tenham uma melhor fluidez com a liberação da faixa exclusiva”, afirmou o gerente.

Recuperação das galerias

Na galeria do Acaba Mundo está sendo feita a recuperação das paredes, pisos e tetos que, com o passar dos anos, sofreram danos causados pelo constante fluxo de água, esgoto e gases que se formam no interior da estrutura. Está sendo feita a recuperação do concreto da parte de dentro da galeria, com a retirada de toda a camada danificada e recomposição da mesma com concreto de alto desempenho. Um dos principais agentes de degradação das galerias em geral é o lançamento de esgoto clandestino.

A galeria do Córrego Acaba Mundo possui ao todo 3,5 quilômetros de extensão, começando na Praça JK (na avenida Bandeirantes) e indo até o Parque Municipal. No momento, também está sendo executada uma obra no trecho que passa dentro do parque. Esta fase foi iniciada no segundo semestre de 2016, com previsão de término para o final deste ano.

Em 2015, na primeira fase da obra, a Sudecap também realizou obras de recuperação da galeria no trecho que compreende a Praça JK até próximo a rua Grão Mogol. À época, foram encontrados dentro da galeria 12 carrinhos de supermercados, bicicletas, bolas, colchões, além de lixo e entulho.

Ainda no segundo semestre deste ano, a Sudecap dará início a obras em outros três trechos: da rua Tomé de Souza até a rua Rio Grande do Norte; da rua Rio Grande do Norte até a avenida Afonso Pena; e, por fim, da avenida Afonso Pena até o Parque Municipal. O valor total para a recuperação da galeria do Córrego Acaba Mundo é de R$ 4 milhões.

Da redação, com PBH

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!