‘Cadela gari’ acompanha profissionais da limpeza e faz sucesso nas ruas de BH

cadela gari
Ana, a “guardiã” da equipe da Superintendência de Limpeza Urbana, ganhou uniforme personalizado e foi apelidada de ‘cadela gari’ (Arquivo pessoal)

De segunda a sábado, uma vira-lata caramelo aguarda, ansiosa, pelos profissionais de limpeza e varrição da rua Professor Bressane, no bairro Nova Vista, região Leste de Belo Horizonte. Ana, a “guardiã” da equipe da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), ganhou até uniforme personalizado e foi apelidada carinhosamente de “cadela gari”.

Ao BHAZ, a profissional de limpeza urbana Maria do Rosário conta que a relação de carinho com o animal nasceu há cerca de seis meses. A cadelinha foi adotada por uma moradora, mas não se adaptou ao ambiente doméstico e, por isso, a tutora fez uma espécie de “cabana” para que o animal tivesse acesso à rua.

“A gente começou a cuidar dela, dar coisas de comer e ela foi acompanhando a gente no trabalho. Iniciamos às 6h, no máximo 6h10, e ela já fica lá esperando. Chega primeiro que todo mundo, até busca meu colega no ponto de ônibus”, explica a profissional.

Da marginalidade ao sucesso absoluto

Durante as baixas temperaturas deste ano, Ana recebeu uma atenção especial dos trabalhadores da SLU. Ela foi presenteada com um cobertor novo, roupinhas de frio e até um “uniforme” de gari que tem feito sucesso durante o trabalho de limpeza.

“Como o tempo estava muito frio levei uma coberta daqui de casa para ela e peguei umas blusas minhas de uniforme que eu não usava e fiz umas roupinhas pra ela. Chamava muita atenção! Também fiz isso porque algumas pessoas estavam chutando ela na rua, maltratando, e aquilo me deixava muito triste”, lamenta.

Após ser oficialmente “batizada” como integrante do grupo de limpeza, Maria do Rosário conta que Ana virou celebridade. O animal não passa despercebido pelas ruas da região Leste, onde é constantemente fotografado por paparazzis.

“Cuidamos dela com muito amor e carinho e ela é grudada com a gente. Em qualquer lugar que você ver a gente, vai ver ela junto. Todo mundo quer tirar foto com ela, faz vídeo, as crianças principalmente. Ela virou o mascote do bairro”, comenta Maria.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!