Cadela morre após ser arrastada pelas ruas de Betim; tutor é preso

cachorro arrastado pelas ruas de betim
Uma cadela morreu nessa quinta-feira (18) após ser arrastada pelas ruas do bairro Vianópolis, em Betim, na região metropolitana de BH (Reprodução/Redes sociais)

Uma cadela morreu nessa quinta-feira (17) após ser arrastada pelas ruas do bairro Vianópolis, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O tutor do animal, um idoso de 72 anos, foi localizado e preso pela Guarda Municipal da cidade.

Vídeo registrado por moradores que passavam pelo local mostra que o animal foi amarrado por uma corda no para-choque do veículo. Ao BHAZ, a Guarda Municipal informou que o homem teria percorrido uma distância de aproximadamente dois quilômetros com a cadela presa ao carro.

“A guarnição se deslocou até a residência do suspeito, junto com a Superintendência de Defesa Animal (Sepa), após fazer um rastreamento com as informações presentes na denúncia. O suspeito foi preso e outros quatros cães, que estavam no local, foram recolhidos e encaminhados ao abrigo da Sepa”, informou o órgão.

O corpo da cadela foi encaminhado à superintendência e será submetido a um exame de necropsia. A Guarda Municipal de Betim encaminhou a denúncia à Polícia Civil, que ratificou o flagrante, e o homem não terá direito a fiança.

Caso gera comoção

Na tarde de ontem (17), o BHAZ conversou com uma comerciante local, que preferiu não se identificar. Ela disse que o cachorro ficou bastante ferido. No vídeo, o cão aparece estirado no chão, bastante ensanguentado e sem conseguir se mover.

Segundo a mulher, após perceber que estava sendo filmado, o condutor do carro pegou o animal, o colocou no porta-malas e foi embora. O caso gerou bastante comoção nas redes sociais e o vereador Claudinho (PSD), responsável pela denúncia, comemorou a prisão do homem.

“Não tenho dúvidas de que se trata de um crime o que houve ali. E esse suspeito precisa pagar por isso. Para evitar que cenas como essa se repitam, temos que agir. É preciso que haja uma força-tarefa e que as autoridades façam valer a lei que protege os animais”, disse ele.

Lei Sansão

Em setembro de 2020, uma alteração na Lei 9.605/1998 fez com que a prática de abuso, maus-tratos, ferimentos e mutilações a animais domésticos, especificamente cães e gatos, passasse a ter pena de reclusão de 2 a 5 anos, com aumento de pena nos casos de morte do animal.

A norma ficou conhecida por Lei Sansão, em homenagem ao cão pitbull que, cruelmente, teve as patas traseiras decepadas, em julho do mesmo ano, na cidade de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!