Câmera acoplada a corpo de ciclista flagra acidente na orla da Lagoa da Pampulha

Reprodução/Facebook

Um vídeo publicado pelo ciclista Nedson Conde, de 47 anos, já foi compartilhado por mais de 400 pessoas no Facebook nesta semana. As imagens mostram o momento em que um carro invade a contramão na orla da Lagoa da Pampulha, assustando atletas de um pelotão que treinava no local. O descuido do condutor do veículo acabou ocasionando um acidente.

O flagrante foi registrado na manhã de terça-feira (19) por uma câmera acoplada ao peito de Nedson. É possível ver nas imagens que um dos ciclistas se assustou ao notar a aproximação de um carro que seguia no sentido contrário ao pelotão. Com a invasão da faixa contínua, dois atletas acabaram caindo de suas bicicletas. Um deles fraturou a clavícula e o outro teve escoriações pelo corpo.

O autor do vídeo contou ao Bhaz que foi possível identificar o motorista do carro devido às imagens registradas em sua câmera. “Já passei para o ciclista que fraturou a clavícula porque ele foi o mais prejudicado. Não sei se já houve o registro do boletim de ocorrência. Acredito que o condutor tenha visto o acidente, mas não parou”, avalia.

Nedson ainda revelou que o grupo tem o costume de treinar na orla da Lagoa da Pampulha. Como são ciclistas de alta performance e desenvolvem velocidades incompatíveis com a ciclovia, se organizam em um pelotão para trafegar na pista. “Temos um atleta à frente e um que fica posicionado mais atrás. Os dois sinalizam verbalmente e com sinais qualquer tipo de contratempo. Caso um carro se aproxime bem rápido na mesma faixa, por exemplo, nos organizamos para deixá-lo passar de forma segura”, explica.

Ao longo da orla na Pampulha, já existem placas alertando que a pista é compartilhada com ciclistas em treinamento. Ainda assim, Nedson acredita que é preciso investir ainda mais na conscientização no trânsito. “Já tive um amigo que virou cadeirante após um acidente na lagoa. Um carro estava manobrando para entrar em uma garagem e outro motorista não quis esperar, invadiu a faixa contrária, mesmo sendo um local em que ultrapassagem não era autorizada. Ele acertou em cheio o pelotão”, desabafa.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!