Manifestações a favor e contra Bolsonaro tomam as ruas de BH

manifestações
Manifestações a favor e contra o governo tomaram as ruas de BH (Facebook/Reprodução + Cadu Passos/Reprodução)

O domingo foi de manifestações a favor e contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) em Belo Horizonte. A primeira foi em apoio ao presidente, às 10h, que começou na Praça do Papa e terminou na Praça de Liberdade. A contrária ao chefe do Executivo ocorreu às 11h, com a participação de torcidas de futebol, com início da Praça da Bandeira e término na Praça Sete.

A manifestação em apoio ao presidente passou em frente a casa do prefeito Alexandre Kalil, na rua Marília de Dirceu, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital. Com cartazes e buzinaço, os manifestantes chamavam o prefeito de BH de “Kalixo”. A carreata precisou ser desviada para evitar um encontro entre as duas manifestações.

No protesto contrário ao atual governo, torcidas de futebol antifascistas se reuniram com cartazes pedindo o impeachment do presidente, além de bandeiras com o rosto de Marielle Franco, morta em 2018. O movimento também foi contrário ao racismo, e se intitularam em “defesa da democracia”.

Semana tensa

As manifestações acontecem após uma semana intensa pelo país com a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, além da marca de 1 milhão de infectados e 50 mil mortos pela pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), foi preso na manhã da última quinta-feira (18). Ele estava em Atibaia (SP), na região do Vale do Paraíba, em um imóvel do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef.

A ação faz parte da Operação Anjo, que cumpre ainda outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça, relacionadas ao inquérito que investiga a chamada rachadinha, em que servidores da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) devolveriam parte dos seus vencimentos ao então deputado estadual Flávio Bolsonaro. 

Situação da Covid-19 no país

O Brasil já possui 1.073.376 casos confirmados da Covid-19, e 50.182 mortos pela doença, segundo o consórcio de veículos de imprensa, atualizado às 13h deste domingo. Os números, que não param de crescer, mostram o acumulado da doença em apenas três meses no país.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!