Chove extremamente forte em três regionais e moradores de BH ‘não aguentam mais’

chuva forte em BH
Chove extremamente forte em três regionais de Belo Horizonte (Reprodução/Defesa Civil + Amanda Dias/BHAZ)

Chove extremamente forte em pelo menos três regionais de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira (25). De acordo com a Defesa Civil Municipal, as regiões Nordeste, Noroeste e Leste foram mais atingidas pelo temporal, por volta das 16h50.

Nas redes sociais, internautas já se mostram cansados da chuva frequente na capital mineira. “BH vai acabar com essa chuva”, escreveu um rapaz no Twitter. “Ninguém suporta chuva mais em BH, tá doido”, disse outro.

“Eu não aguento mais chuva em BH, ter que ficar tirando tomada pelos trovões, não dá pra estender uma roupa, sair sem guarda-chuva, um inferno”, se revoltou um terceiro.

Alerta da Defesa Civil Nacional

Na tarde de hoje, a Defesa Civil Nacional alertou para a previsão de chuvas intensas em Minas Gerais e no Espírito Santo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem passar dos 100 milímetros em 24 horas.

Além disso, há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em encostas nas cidades onde há essas áreas de risco. Confira as regiões de maior risco de desastres, conforme a Defesa Civil Nacional:

  • Zona da Mata
  • Vale do Rio Doce
  • Vale do Mucuri e Metropolitana de Belo Horizonte
  • Minas Gerais
  • Regiões central, noroeste, sul e litoral norte do Espírito Santo. 

A Defesa Civil informou que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) alterou o nível operacional para alerta Laranja. O centro mantém monitoramento 24 horas por dia. Além disso, também foram enviadas notificações aos órgãos do Sistema Federal de Preparação e Resposta.

Alertas por SMS

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. No conteúdo da mensagem, é preciso haver o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse. O serviço é gratuito para a população.

A partir da previsão de desastre, a população vai receber um aviso, com diversas informações de risco e orientações para a autoproteção. 

Também é possível se atentar aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia. Por meio do WhatsApp, a população pode contatar o número (61) 2034-4611 e seguir as instruções do chatbot (robô de atendimento) que aparecerem na tela.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!