Chuva afeta estrutura de barragem abandonada em Brumadinho; ANM diz que não há riscos

Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/StreetView

Após o período de intensa chuva em Belo Horizonte e região metropolitana, fiscais da ANM (Agência Nacional de Mineração) vistoriaram, na tarde dessa terça-feira (28), uma barragem abandonada que ameaça se romper na cidade de Brumadinho.

A inspeção foi necessária após informações de que a tempestade teria provocado alterações na barragem por conta da umidade. No entanto, segundo a agência, não há comprometimento da estrutura e, por isso, não houve alteração do nível de segurança.

“Encerrada a vistoria, a ANM concluiu que as alterações constatadas são decorrentes do processo de umidade causado pelas últimas chuvas registradas e que não há comprometimento da estrutura e alteração do nível de segurança”, diz a ANM.

A Barragem B1-A, que pertence a empresa Emicon Mineração e Terraplanagem, está abandonada há mais de 10 anos e não conta com plano de segurança. Além disso, ela não foi descomissionada, como mandam os protocolos de segurança.

+ Barragem abandonada ameaça se romper em Brumadinho: ‘Estamos morrendo de medo’, diz prefeito

Segundo dados da ANM, em caso de rompimento, um número de 100 a 500 pessoas poderiam ser afetadas. A barragem B1-A, com 37 metros de altura e 64,7 mil metros cúbicos de rejeitos. A estrutura tem potencial alto de destruição, em caso de rompimento.

+ Mineradora opera ‘ao lado’ de barragem sem estabilidade em Brumadinho: ‘Irresponsável’

Nenhuma das estruturas da Emicon na região têm estabilidade garantida, entretanto, elas não são construídas com método à montante, que é o mesmo das barragens que se romperam em Mariana e Brumadinho.

O BHAZ tentou contato com a Emicon, mas não obteve retorno. Caso a empresa se posicione, esta matéria será atualizada.

Por conta do período chuvoso, a ANM determinou que as empresas que possuem barragens de mineração devem continuar em estado de alerta até a próxima sexta-feira (31). “De acordo com as novas previsões do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda haverá de fortes chuvas nos próximos dias nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás”, diz o órgão.

Em caso de qualquer situação de anormalidade, o PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!