Chuva inunda ONG no Caiçara e cães ficam submersos

Divulgação/Ministério Arca de Noé

A chuva que atingiu Belo Horizonte na terça-feira e nessa quarta (15) causou prejuízos para a ONG Ministério Arca de Noé Proteção Animal, localizada no bairro Caiçaras, na região Noroeste da capital. Por lá, cães ficaram submersos, sacos de ração e outros itens relacionados aos cuidados dos animais foram perdidos. Agora, a organização pede ajuda para se reerguer.

Paula de Castro Maia é diretora da ONG e conta que as enchentes são frequentes no bairro. Segundo ela, nem mesmo a drenagem do córrego Engenho Nogueira impediu que o impacto da chuva provocasse transtornos. “Na chuva de terça e de ontem a água subiu rapidamente e inundou parte da ONG. Isso aconteceu pois a PBH não mandou ninguém para fazer a limpeza do córrego Engenho Nogueira e nem das ruas que eles fizeram o serviço de capina. Com isso tudo veio para cá. As enchentes são frequentes aqui no bairro, mesmo o poder público tendo feito o serviço de drenagem para tentar reduzir os impactos das fortes chuvas”, contou ao BHAZ.

A mulher ainda explica que foi por conta da presença de protetores que os animais não morreram. “Por sorte não perdemos animais pois ainda tinha gente na ONG, principalmente na terça, dia em que a chuva invadiu mais a ONG”, relata. “Os cachorros ficaram submersos e animais mortos vieram parar no imóvel como rato, sapo e barata. Como medo de que acontecesse uma chuva muito forte novamente, uma voluntária dormiu aqui para ficar protegendo os animais, caso a água aumentasse novamente”, explica.

Ainda de acordo com a diretora da ONG, vários objetos foram perdidos no local. “Perdemos muitas coisas, como ração, caminha dos animais, toalhas, cobertores, armários e até mesmo máquinas de lavar roupa. Estávamos para fazer um bazar com o objetivo de arrecadar fundos, mas as roupas ficaram completamente molhadas”, conta.

Agora, os integrantes da ONG pedem ajuda por meio de doação de dinheiro, por meio de uma vaquinha, e objetos que possam ajudar o espaço a continuar cuidando dos animais. Atualmente, eles são 70, entre cães e gatos. Contatos podem ser feitos por meio do telefone (31) 4102-0020 ou pelo Instagram @ministerioarcadenoeoficial.

Procurada pela reportagem, a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) da capital informou que o córrego foi limpo três vezes no ano passado e que foram recolhidas 92 toneladas de resíduos no local.

Nota da SLU na íntegra

O córrego Del Rey, localizado próximo à rua Antônio José de Carvalho, 280, foi limpo três vezes no ano de 2019. Foram recolhidas cerca de 92 toneladas de resíduos. A última limpeza foi feita entre os dias 1º e 7 de novembro de 2019. A próxima limpeza será em março de 2020.

A SLU solicita a colaboração dos moradores para a manutenção da limpeza no córrego, não descartando lixo no cursos d’água ou em sua margem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!