Clube da UFMG muda rotina durante o Carnaval; saiba como fica o funcionamento

ceu ufmg
Segundo a UFMG, o espaço passará por uma manutenção na terça de Carnaval e na Quarta de Cinzas (Foca Lisboa/UFMG)

Se você é estudante da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e estava pensando em aproveitar os dias ociosos de Carnaval no clube da universidade… más notícias. A instituição comunicou, nesta segunda-feira (21), que o CEU (Centro Esportivo Universitário) estará fechado na terça-feira (1º) de Carnaval e na Quarta de Cinzas (2).

Segundo a universidade, o espaço passará por uma manutenção nesses dois dias. Antes da data, o clube funcionará nos seguintes horários: na sexta-feira (25), das 7h às 22h; sábado (26), domingo (27) e na segunda-feira (28), das 8h às 19h.

Desde 14 de dezembro, o clube funciona no mesmo horário pré-pandemia: de terça a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h. Mas, por enquanto, a venda de convites continua suspensa e o clube recebe apenas associados.

Estrutura

O CEU da UFMG, localizado na região da Pampulha, dispõe de três quadras de vôlei, três quadras de peteca, duas quadras de basquete, cinco quadras de tênis e sete quadras poliesportivas, onde é possível jogar, por exemplo, futebol e handebol.

E para quem está mais interessado na recreação do que na prática esportiva, o clube conta ainda com uma piscina semiolímpica, duas infantis – uma com toboágua – e um parque infantil, com vestiários e cantina.

Como fica o Carnaval em BH?

Belo Horizonte não terá ponto facultativo durante o Carnaval deste ano e o prefeito Alexandre Kalil (PSD) deixou claro: “BH não vai ter feriado no Carnaval. Abram as portas, queremos a cidade normal no Carnaval”.

Também sem Carnaval de rua, a situação das festas privadas em Belo Horizonte ainda é incerta. Apesar de ingressos para eventos particulares já estarem sendo vendidos, eles ainda não estão totalmente confirmados (veja aqui).

Ao anunciar que BH não teria feriado de Carnaval, Kalil também fez um apelo para que os comerciantes abrissem as portas naquelas datas. No entanto, um anúncio da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) divulgado na última terça-feira (15) esclarece o acordo: segundo a entidade, a convenção coletiva do setor será seguida apesar dos pedidos do poder público.

Com isso, os empreendimentos podem abrir, mas a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada. O funcionamento do comércio de BH no Carnaval, então, fica da seguinte forma:

  • 26/2 – Sábado: Funcionamento normal;
  • 27/2 – Domingo: Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril);
  • 28/2 – Segunda-feira: Não haverá expediente (Dia do Comerciário);
  • 1/3 – Terça-feira: Não haverá expediente;
  • 2/3 – Quarta-feira: Não haverá expediente antes das 12h.
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!