CMBH mantém veto a projeto que mudaria nome de centro de saúde para Marielle Franco

Marielle Franco
Prefeito de BH justificou decisão ‘por contrariedade ao interesse público’ (Renan Olaz/CMRJ)

O veto do prefeito Fuad Noman (PSD) ao projeto de lei que buscava dar o nome de Marielle Franco ao Centro de Saúde Vila Cemig, no Barreiro, foi mantido pela CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte). O relator do parecer, votado nesta terça-feira (5), foi o vereador Nikolas Ferreira (PL).

Ao vetar o PL 244/2021, o prefeito de BH justificou a decisão “por contrariedade ao interesse público”. No texto, ele também informou que a Comissão Local de Saúde Vila Cemig – composta por representantes da prefeitura, dos trabalhadores e de usuários do sistema de saúde – “manifestou-se, por unanimidade, desfavoravelmente à alteração pretendida pela proposição de lei”.

Segundo documento assinado pelo líder municipal em junho, o nome Vila Cemig já está “consolidado pelo tempo”, além de ser assimilado pela comunidade local. O centro de saúde leva a mesma designação desde que foi inaugurado, em 2009, e foi construído a partir de um antigo centro de apoio com o mesmo nome.

Veto mantido

Durante reunião nesta manhã, o vereador Nikolas Ferreira justificou o parecer pela manutenção do veto. “Algo que tem que ficar bem estipulado aqui é que não foi uma questão somente ideológica da prefeitura. Foi, de fato, feita uma reunião com o conselho da Vila Cemig, e por unanimidade eles rejeitaram essa alteração do nome”, disse.

O relator do parecer também parabenizou a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) pelo veto inicial e disse que a proposta vinha de um “anseio que extrapola a população”.

Ao votar pela manutenção do veto, o vereador Helinho da Farmácia (PSD) comentou que mora perto do centro de saúde Vila Cemig. “Ele foi implantado em 2009 com muita luta da comunidade. Nada contra a Marielle Franco, mas devemos fazer uma pesquisa e perguntar às pessoas que lutaram por essa conquista”, disse.

Os vereadores Ciro Pereira (PTB) e Reinaldo Gomes (MDB) também participaram da reunião da Comissão Especial de Veto e votaram a favor do parecer de Nikolas Ferreira.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!