Com 90% dos leitos de UTI ocupados, Ribeirão das Neves fecha comércio

prefeito ribeirão das neves comércio pandemia
Prefeito comunicou a decisão e pediu desculpas aos comerciantes (Reprodução/Instagram + Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, determinou o fechamento do comércio a partir desta segunda-feira (11). Assim como a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), o órgão se preocupa com o impacto que as aglomerações das festas de fim de ano tiveram na rede de saúde. Neves começou o ano de 2021 com 90% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados – e o comércio no município deve ficar fechado até que os números sejam menos alarmantes.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Junynho Martins (DEM), neste fim de semana. Em uma publicação no Instagram, ele informou que a cidade recuou da onda amarela para a onda vermelha do Minas Consciente. Por isso, somente as atividades essenciais têm autorização para funcionar a partir desta semana. “Infelizmente, o número de infectados cresceu muito, principalmente pós festas de fim de ano. E, para nós, o mais importante é a sua saúde, é a vida das pessoas”, disse o prefeito.

Junynho também garantiu que a cidade de Ribeirão das Neves está próxima de iniciar um programa de vacinação e pediu aos moradores que tenham paciência. “Nós estamos chegando aí no final dessa batalha, a vinda da vacina já está aí, é uma realidade nossa. Vamos vencer essa pandemia juntos. É muito importante manter os protocolos, evitar aglomeração, usar a máscara, álcool em gel”, pediu.

Desculpas ao comércio

O prefeito também aproveitou a publicação para pedir desculpas aos comerciantes que terão que ficar de portas fechadas a partir de hoje. “Eu sei que é doído, dói no bolso, sofre a economia de vocês e da cidade. Se Deus quiser, em breve, com a vacina e passando esse pico, onde aumentou o número de infectados, juntos vamos poder estar aí, voltando ao novo normal”, disse.

Ribeirão das Neves tem, ao todo, 6.546 casos confirmados de Covid-19 – sendo 390 em presídios da cidade – e mais de 19 mil casos suspeitos. Além disso, 177 pessoas morreram em decorrência da doença e 90% dos leitos de UTI, que foram abertos durante a pandemia, já estão ocupados. Os dados são do boletim mais recente da prefeitura, divulgado na última sexta (8). A aposta no fechamento do comércio é uma tentativa de reverter o cenário e evitar novas perdas.

Confira abaixo os serviços que ficarão impedidos de funcionar a partir de hoje:

  • Casas de shows e espetáculos de qualquer natureza
  • Boates, danceterias, salões de dança
  • Casas de festas e eventos
  • Feiras, exposições, congressos e seminários
  • Centros de comércio e galerias de lojas
  • Cinemas, teatros e locais de apresentações artísticas
  • Clubes de serviço e de lazer
  • Academias, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico
  • Clínicas de estética e salões de beleza
  • Parques em geral
  • Bares, restaurantes e lanchonetes
Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!