Covid: Ocupação de UTIs volta a subir e transmissão tem queda em BH

leito de enfermaria
Os leitos de enfermaria, por outro lado, registraram mais um dia de queda de ocupação (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltou a subir em Belo Horizonte. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), 74,5% dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 estão ocupados. No informativo publicado nessa segunda-feira (14), o número estava em 73,4%.

Os leitos de enfermaria, por outro lado, registraram mais um dia de queda de ocupação. O número que ontem estava em 55,2% hoje chegou a 53,2%. É a sétima publicação consecutiva em que o indicador apresenta redução. Apesar disso, ele segue no nível amarelo, considerado de risco moderado.

O fator Rt, número médio de transmissão por infectado, também caiu. O número foi de 0,94 para 0,93 nesta terça-feira. Conforme explicam infectologistas, o indicador apresenta risco quando está acima de 1.

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte contabiliza 223.672 casos do novo coronavírus. São 5.457 óbitos registrados no munícipio. Na capital, 211.431 pacientes já se recuperaram da doença e outros 6.784 ainda estão sendo monitorados.

Dados do Boletim Epidemiológico desta terça-feira (Reprodução/PBH)

Vacinação em BH

Dos 2.521.564 moradores de Belo Horizonte, 995.869 já tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 48,9% do público-alvo da vacinação. Com a segunda dose, já foram imunizadas 412.046 pessoas no município.

Esse número poderia ser maior, de acordo com o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado. Em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje, ele acusa o Governo de Minas de enviar menos doses da vacina contra Covid-19 para a capital mineira por motivo político.

“De doze capitais brasileiras, BH recebe a menor proporção de vacinas distribuídas em relação à população do estado. Uma determinação do Coes [Centro de Operações de Emergência em Saúde] corroborada pelo Governo de Minas privou a população de Belo Horizonte de 50 mil doses. Não me resta a menor dúvida de que isso foi por uso político da vacina”, declarou.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!