Curso gratuito sobre política é ofertado por grupo da UFMG

Professora Mara Telles
Professora e cientista política Mara Telles é coordenadora do curso (Reprodução/@maratellesreal/Instagram)

O grupo de pesquisa “Opinião Pública”, vinculado à UFMG, vai oferecer gratuitamente um curso online sobre as novas tendências da política. Entre os temas que serão debatidos estão as eleições municipais, os novos partidos que estão surgindo no Brasil e as notícias falsas. Os debates e aulas serão conduzidos por diversos pesquisadores das áreas, de várias instituições do Brasil.

Entre os especialistas que irão conduzir o curso, está a coordenadora do Grupo Opinião Pública, Mara Telles. Ao BHAZ, ela reafirma a importância de abrir espaços de diálogo sobre política. “Apesar de não ter sido tão divulgado, só nas primeiras 24 horas foram mais de mil pessoas inscritas. Aí você vê como tem uma demanda por esse assunto”, destaca.

Para a professora, o espaço de debate político tem se tornado um local de ataques e pouca troca de conhecimentos. “Só de reunir mil pessoas debatendo política, é importante para recuperar o diálogo na política brasileira. Sair do espaço do ódio, da raiva, e debater esses temas a partir da ciência política, a partir da pesquisa”, comenta.

Além disso, ela explica que o curso é resultado de muitos projetos de pesquisa, que agora terão a oportunidade de serem apresentados ao público, de maneira mais didática. “A gente da universidade tem que apresentar o que estamos fazendo, principalmente nesse momento em que sofremos ataques. A ciência política não é uma opinião, fala a partir de um conjunto de dados”, detalha.

“Por isso é um curso para a sociedade, um curso gratuito. A característica do curso não é ‘doutrinar’, é trazer embasamento científico para o debate político, independente das ideologias de quem participar”, afirma.

As inscrições

Por motivos técnicos, o curso terá uma limitação de vagas. Mas, os interessados ainda podem se inscrever, até 28 de julho. Para isso, basta enviar e-mail para o endereço [email protected], com o assunto “Curso On Line”. Em seguida, preencher o formulário enviado pela organização do curso.

As aulas iniciam em 30 de julho e vão até 4 de novembro. Serão 15 sessões, às quartas-feiras, de 20h às 21h30. Confira a lista dos temas de cada aula:

1. Eleições Municipais: como o eleitor escolhe o seu prefeito?
2. A operação Lava Jato: a cobertura da imprensa
3. A nova direita brasileira e os Alt-Right: comparação do fenômeno
4. Anti-partidarismo. Apartidarismo e Antipetismo
5. Influenciadores digitais e novas lideranças nas mídias sociais
6. O programa Mais Médicos do Brasil
7. O desastre ambiental em Brumadinho
8. Partidos tradicionais e partidos emergentes no Brasil e na Europa
9. As esquerdas: pós-materialismo e materialismo como estratégia política
10. Eleições Municipais – novas @ondas e ética na política
11. Religião e voto no município
12. Gênero e Campanha de Prefeitas na TV
13. Eleições Municipais e outsiders
14. Comportamento político em eleições municipais: Candidatos e candidatas indígenas e negros
15. Fake News e política

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!