Decreto sobre uso de máscaras é publicado e ainda prevê obrigatoriedade em alguns locais de BH

máscara no onibus
Transporte coletivo é um dos espaços onde a máscara continua a ser obrigatória (Amanda Dias/BHAZ)

Foi publicado nesta quinta-feira (28) o decreto que desobriga o uso de máscaras em Belo Horizonte. No Diário Oficial do Município, o texto libera o uso do acessório nos espaços abertos e fechados, com algumas exceções. A decisão já havia sido adiantada pelo prefeito Fuad Noman (PSD-MG), em coletiva de imprensa na manhã de ontem (27).

A publicação, assinada pelo chefe do Executivo municipal, lista três ambientes em que o uso das máscaras permanece obrigatório. “Em estabelecimentos e serviços de saúde; no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque; no transporte escolar”, enumera.

Na coletiva, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, explicou que a decisão por manter a obrigatoriedade em alguns espaços foi baseada na análise dos locais onde há maior rotatividade de pessoas. No transporte coletivo, Navarro ressaltou que a responsabilidade pela fiscalização é das empresas concessionárias, que estão sujeitas à multa no caso do descumprimento das normas.

fuad noman e claudia navarro
Asafe Alcântara/BHAZ

Vacinação e cuidados sanitários

O decreto também alerta para o cumprimento de outros protocolos sanitários, como havia sido indicado pelo prefeito na coletiva. “Essa decisão não quer dizer que a Covid acabou, que devemos parar de tomar as medidas, os protocolos devem ser respeitados. Devemos continuar lavando a mão, mantendo distanciamento, porque a pandemia ainda está batendo na nossa porta”, detalhou o prefeito

A prefeitura permanecerá fazendo campanhas de vacinação, principalmente para o público infantil. “Crianças que haviam tomado a segunda dose, o índice está em 35,9% e um dos motivos é exatamente essa tentativa de conscientização dos pais e responsáveis sobre a vacinação da criança. A não vacinação não vai ser só um efeito individual”, detalha Cláudia Navarro.

Governo de MG acompanha decisão

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou também ontem o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, a partir deste domingo (1º), em Minas Gerais. Pelas redes sociais, o governante disse que a medida é possível devido ao avanço da vacinação no estado.

“A partir de 1º de maio, está desobrigado o uso de máscaras em locais fechados em Minas. Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo”, disse Zema pelo Twitter.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!