Jovem soterrada em desabamento de casa está em estado grave no João XXIII

Bombeiros tiveram dificuldades no resgate devido a quantidade de terra

Está internada em estado grave no Hospital João XXIII uma jovem de 21 anos que foi soterrada após a residência em que morava no bairro Primeiro de Maio, na região Norte de Belo Horizonte, desabar nesta sexta-feira (16).

A ocorrência foi a mais grave em decorrência da forte chuva que aconteceu na capital mineira no dia de ontem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estavam na residência no momento do ocorrido, sendo o proprietário, que não teve a idade revelada, sua esposa de 46 anos, um dos filhos de 17 e a jovem de 21.

No entanto, duas pessoas ficaram sobre os escombros, pois quando o homem e seu filho perceberam que a terra estava começando a deslizar conseguiram fugir a tempo. No local ficaram as duas mulheres.

Dona de cassa foi uma das vítimas soterradas (Divulgação/Corpo de Bombeiros MG)

A corporação dos Bombeiros teve dificuldade no resgate visto a quantidade de terra e escombros. Contato de voz foi determinante para conseguir comunicar com uma das vitimas, no caso a jovem. A primeira a ser resgatada foi a dona de casa. Ela apresentava suspeita de lesão na perna esquerda e estava muito assustada com tudo que havia ocorrido.

Já a jovem apresentou situação mais delicada, pois teve uma lesão na coluna devido a quantidade de terra e dos escombros que ficaram sobre ela. No momento em que foi socorrida ela não apresentava os movimentos dos membros inferiores, suspeita-se de que a medula tenha sido afetada, além de estar em um quadro avançado de hipotermia. Ela também teve sua cabeça pressionada pelos escombros da laje.

A Defesa Civil de Belo Horizonte esteve no local e isolou a residência. O proprietário da casa contou aos Bombeiros que mais pessoas moram no local, mas que não estavam presentes na hora do ocorrido.

Terra e escombros após o desabamento da casa (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Confira o acumulado de chuva (mm) no mês de março por Regional até 19h de sexta:

  • Barreiro – 342,4 (209%)
  • Centro Sul – 460,2 (281%)
  • Leste – 384,6 (235%)
  • Nordeste – 393,4  (241%)
  • Noroeste – 423,6 (259%)
  • Norte – 226,2 (138%)
  • Oeste – 499,8 (306%)
  • Pampulha – 281,4 (172%)
  • Venda Nova – 255,4 (156%)

Média histórica: 163,5 mm

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!