DJ engana ladrão em site de vendas e recupera laptop furtado na Savassi

Reprodução/Arquivo Pessoal

Um relato do DJ Gustavo Reis, conhecido como Zubreu, ganhou destaque nas redes sociais durante a quarta-feira (13). No último mês, ele foi vítima de um furto na região da Savassi, em Belo Horizonte, mas, surpreendentemente, conseguiu enganar o ladrão e recuperar pelo menos um dos seus preciosos equipamentos de trabalho: um Mac. O relato do belo-horizontino foi publicado na íntegra pela BBC Brasil.

Ao Bhaz, Zubreu confirmou que a história começou após uma noite de muito trabalho na capital mineira. Ele guardou seus equipamentos no porta-malas do carro e foi para um bar na região da Savassi. Em seguida, parou o veículo na garagem do prédio da namorada e, como viajaria cedo no outro dia, decidiu não subir com todas as suas coisas. “De manhã, a surpresa: nada no porta-malas. Segurei o desespero: era um dia especial para passar com meu filho. Publiquei no Facebook a lista dos equipamentos furtados – quem sabe aparecia alguma pista?”, relata.

O prejuízo financeiro chegava a R$ 15 mil. O ladrão levou computador, controladora de som, peças e outros equipamentos, além de 2 terabytes de músicas armazenados pelo DJ. Na publicação feita no Facebook, um amigo de Zubreu sugeriu que ele olhasse anúncios na OLX, um site de vendas. No dia seguinte, veio pelo WhatsApp outro aviso: “Veja se esse computador aqui não é o seu”.

Equipamentos furtados na Savassi. Reprodução/Arquivo Pessoal
Equipamentos de Zubreu furtados na Savassi. Reprodução/Arquivo Pessoal

A saga

O belo-horizontino então checou nas fotos o número de série do Mac usado e confirmou que se tratava realmente de seu computador. A partir daí, começou a saga que durou pouco mais de dez dias até recuperar o laptop. “Pedi minha namorada e meu irmão que dessem lances no site, para ‘cercar’ o vendedor e fechar negócio logo. Os outros equipamentos – fones, HDs, cabos, controladora, adaptadores – pareciam perdidos: não havia anúncio sobre eles”, conta Zubreu.

O DJ procurou a Polícia Civil e contou sobre a negociação. Os investigadores disseram que poderiam prender o autor do anúncio no site após confirmarem que o computador era realmente roubado. Cuidadoso, Zubreu também chegou a desativar seu perfil no Facebook com receio de ser reconhecido pelo criminoso.

Aí então veio um impasse. O autor dos anúncios sumiu por dois dias. O DJ suspeitou que ele não havia conseguido destravar o laptop oferecido no site. “O negociador adiou os encontros marcados para a venda e sumiu. Pensei: ele não conseguiu desbloquear. E agora? (…) Tudo estava na minha frente, no site de vendas: foto, configurações idênticas, telefone e bairro do ‘vendedor’. Eu não estava conseguindo avançar, mas pensei: vou conseguir”.

Com o sumiço do criminoso, Zubreu decidiu tirar a namorada e o irmão de cena. Ele mesmo fez um contato via WhatsApp, alterando seu nome na plataforma. “Mano, você ainda está com o computador para passar? Compro Mac, peças e acessórios”, escreveu na mensagem enviada para o “vendedor”. “Tira senha de Mac?”, questionou o criminoso. O DJ então mudou de estratégia: não seria mais um cliente interessado, mas um provedor de serviço. “Está bloqueado. Tem que tirar a senha ligando no aplicativo que tenho aqui. Gasta umas três horas”, respondeu com um falso diagnóstico. O belo-horizontino então passou um orçamento para o serviço e disse que precisaria de 24 horas.

Troca de mensagens entre Zubreu e Juliano. Reprodução/Arquivo Pessoal
Troca de mensagens entre Zubreu e o autor do anúncio. Reprodução/Arquivo Pessoal

O encontro

O DJ avisou aos policiais sobre a nova estratégia e também detalhes sobre o encontro agendado com o criminoso em um café na região da Savassi. “Chegamos eu e um amigo, que levei por segurança. Na hora marcada, o homem, que se identificava como Juliano, não desceu do carro. Avisou por mensagem que estava na frente do café com o computador. Fomos até o carro dele e combinamos o serviço. Ele me mostrou o laptop com a tela bloqueada e perguntou se precisava do carregador. Aquela peça com remendo no fio não deixava dúvida, era o meu computador – o que depois confirmei pelo número de série”, conta Zubreu.

Como os policiais não aparecerem para acompanhar o primeiro encontro, o DJ decidiu marcar a entrega do laptop três horas após esse primeiro contato pessoal. “Daquela vez eu iria apenas para mostrar quem era o receptador e eles fariam a prisão em flagrante. Policiais à paisana a postos no café e fora dele. Adrenalina. No caminho para o café, porém, encontro o espertalhão com o carro parado no meio do quarteirão, no mesmo lugar de antes”, relata o belo-horizontino.

Zubreu estava com uma mochila vazia e o criminoso pediu para ver o laptop da janela do veículo. “Disse que não podia entregar ali porque alguém do meu trabalho poderia ver que estava fazendo serviços por fora. Acelerei para o café e pedi que me encontrasse lá. Juliano arrancou o carro e logo escreveu: ‘(Você) Armou para mim. Esse cara aí é polícia'”, conta.

O DJ ainda negou e disse que pararia em um bar na região. Em seguida, avisou a polícia sobre o novo local. “Juliano” percebeu a nova emboscada e reconheceu três dos investigadores à paisana, que antes estavam perto do café. O criminoso fugiu e, mais tarde, ainda trocou algumas mensagens com Zubreu. Ele queria receber o computador pelos Correios.

“Minha ideia era recuperar o restante das coisas, mas decidi parar por ali. Ter o computador de volta já era um ganho e tanto, e não queria estender aquela relação. Passei tudo ao investigador: números de telefone, históricos da troca de mensagens, placa do carro e anúncios no site de vendas”, conta Zubreu.

Até o momento, nenhum suspeito do furto foi detido. O DJ seguiu com o Mac para uma assistência técnica que desbloqueou a máquina e reinstalou todo o sistema operacional, que havia sumido no processo. Decidiu recomeçar a carreira com outros equipamentos e repertório novo. Ao Bhaz, Zubreu disse que faria tudo de novo, se fosse preciso: “Com ciência e suporte da policia sempre. É importante que seja registrada a ocorrência e a policia saiba”.

OLX

A OLX, site de vendas online no qual o Mac furtado foi colocado à venda, informou que o caso “viola os termos e condições de uso” da plataforma. A empresa ainda destacou que remove anúncios irregulares assim que são identificados.

Por meio de nota, ainda ressaltou a recomendação de que usuários denunciem casos similares no próprio site ou pelo atendimento ao cliente, para que a empresa investigue o anúncio e tome medidas necessárias. “A OLX coloca-se à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário e ressalta que disponibiliza um botão de denúncia em todos os anúncios”, destaca o comunicado.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!