A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta quinta-feira (18), que um ônibus da linha 5503A (Goiânia/Centro) que sujou passageiros de pó preto na manhã da última terça-feira (16) foi fiscalizado e teve a Autorização de Tráfego recolhida.
Ainda de acordo com o Executivo municipal, não haverá o pagamento da remuneração complementar à empresa de ônibus responsável por aquela viagem. Segundo a prefeitura, isso está descrito na Lei 11.458/23, em que foram estabelecidos “critérios de qualidade e confiabilidade do sistema”.
“Vale ressaltar que a manutenção e a limpeza dos ônibus são deveres das concessionárias. Os ônibus devem sair das garagens em condições de segurança e higiene para prestar o serviço aos usuários”, informou a prefeitura.
Vídeo que gerou repercussão nas redes sociais mostra passageiros sujos de pó preto dentro do coletivo, que está lotado. De acordo com uma mulher, a sujeira saiu de dentro do ar-condicionado do veículo. “Olha a camisa do rapaz, a roupa toda suja. Misericórdia nesses ônibus!”, narra a passageira.
Saiba como denunciar
Ainda de acordo com a prefeitura, “é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio dos canais disponíveis, como o Portal da Prefeitura e o PBH AP”. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para direcionar a equipe de fiscalização.
“Com o número do veículo as equipes vão diretamente no ônibus que apresenta os problemas relatados. Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários”, acrescenta a administração municipal.
O que diz a empresa de ônibus?
Em nota enviada ao BHAZ, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) lamentou o “transtorno causado aos clientes da linha 5503 e informa que a empresa responsável foi acionada para recolher o veículo e apurar as causas do problema no equipamento e fazer o reparo”.
Ainda de acordo com o sindicato, “o incidente nunca havia ocorrido, por isso, uma ação preventiva será realizada nos equipamentos de toda a frota da empresa”. A viagem foi interrompida e os passageiros seguiram em outro ônibus.