Empresa de ônibus não vai receber por viagem em que passageiros ficaram sujos de pó preto em BH

ônibus pó
A PBH informou que o ônibus da linha 5503A que sujou passageiros de pó preto na terça-feira teve a Autorização de Tráfego recolhida (Reprodução/Redes sociais)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta quinta-feira (18), que um ônibus da linha 5503A (Goiânia/Centro) que sujou passageiros de pó preto na manhã da última terça-feira (16) foi fiscalizado e teve a Autorização de Tráfego recolhida.

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Ainda de acordo com o Executivo municipal, não haverá o pagamento da remuneração complementar à empresa de ônibus responsável por aquela viagem. Segundo a prefeitura, isso está descrito na Lei 11.458/23, em que foram estabelecidos “critérios de qualidade e confiabilidade do sistema”.

“Vale ressaltar que a manutenção e a limpeza dos ônibus são deveres das concessionárias. Os ônibus devem sair das garagens em condições de segurança e higiene para prestar o serviço aos usuários”, informou a prefeitura.

Vídeo que gerou repercussão nas redes sociais mostra passageiros sujos de pó preto dentro do coletivo, que está lotado. De acordo com uma mulher, a sujeira saiu de dentro do ar-condicionado do veículo. “Olha a camisa do rapaz, a roupa toda suja. Misericórdia nesses ônibus!”, narra a passageira.

Saiba como denunciar

Ainda de acordo com a prefeitura, “é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio dos canais disponíveis, como o Portal da Prefeitura e o PBH AP”. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para direcionar a equipe de fiscalização.

“Com o número do veículo as equipes vão diretamente no ônibus que apresenta os problemas relatados. Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários”, acrescenta a administração municipal.

O que diz a empresa de ônibus?

Em nota enviada ao BHAZ, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) lamentou o “transtorno causado aos clientes da linha 5503 e informa que a empresa responsável foi acionada para recolher o veículo e apurar as causas do problema no equipamento e fazer o reparo”.

Ainda de acordo com o sindicato, “o incidente nunca havia ocorrido, por isso, uma ação preventiva será realizada nos equipamentos de toda a frota da empresa”. A viagem foi interrompida e os passageiros seguiram em outro ônibus.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

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