Espaços Culturais de BH realizam programação gratuita no Mês da Conscientização do Autismo

Programação especial em comemoração ao abril azul será durante todo o mês
Programação especial em comemoração ao abril azul será durante todo o mês (Reprodução/Street View)

A Prefeitura de Belo Horizonte promoverá uma programação cultural especial durante o Abril Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em diversos locais da capital ocorrerão atividades especiais, entre elas exibições de filmes e rodas de conversa com a proposta de discutir e conscientizar a sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). A programação é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura e ocorre ao longo do mês.

Todos os participantes das atividades são voluntários. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.  A secretária municipal de Cultura, Fabíola Moulin, ressalta a importância da iniciativa. “Refletir a acessibilidade nas atividades culturais é essencial visto que elas são uma potente ferramenta de inclusão social desse público. Além disso, a arte auxilia no desenvolvimento de autistas, ampliando a capacidade de abstração, coordenação motora, criatividade e organização interna”, diz. 

Programação

A programação do Abril Azul está recheada de variedade. Serão exposições, exibições de filmes e rodas de conversa que ocorrerão no Teatro Marília, no Museu da Moda (MUMO), no Cine Santa Tereza e na Casa do Baile (Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design). Todas as atividades são gratuitas.

Na terça-feira, dia 19, às 19h, ocorrerá uma edição especial do Projeto Terça da Dança, que tem como proposta oferecer uma programação contínua, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, desde espetáculos a bate-papo, no Teatro Marília. Nesta edição, o projeto debate a dança e a acessibilidade com três convidadas profissionais da área.

Além da dança, o cinema terá uma participação especial no projeto. O Cine Santa Tereza realiza duas exibições da Sessão Azul, voltadas para todos os públicos e com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro autista, promovendo adaptações para tornar a experiência do cinema mais confortável para famílias e crianças. Na Sessão Azul, o ambiente será adaptado, com meia luz, som mais baixo, e livre acesso à sala. No dia 24, às 16h30, será exibida a animação Formiguinhaz, com classificação livre.

Já no dia 26, às 18h30, o Cine Santa Tereza recebe o lançamento do filme Clube das Ilusões, de Ernane Alves. O filme tem classificação indicativa de 12 anos. Clube das Ilusões é uma produção independente financiada com recursos do próprio diretor, que é autista. Os ingressos podem ser retirados pelo no site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão. 

O Museu da Moda realiza na quinta-feira, dia 28, das 15h às 17h30, uma roda de conversa com profissionais especializados no atendimento da pessoa autista. O bate-papo terá mediação de Cássio Campos e contará com cinco convidados.

Por último, no sábado, dia 30, às 10h, terá a Roda de conversa com artistas autistas na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. Entre os convidados estão Sophia Mendonça e os Irmãos Mamede, três irmãos autistas – Carol, Israel e Gabriel -, que se dedicam aos desenhos e já realizaram uma mostra no Museu da Moda de Belo Horizonte e no Centro Cultural Salgado Filho.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!