Prédio da antiga Faculdade de Engenharia da UFMG pode virar moradia popular

Prédio da Faculdade de Engenharia da UFMG
Prédio da Faculdade de Engenharia da UFMG pode ser destinado a moradias populares (Crédito: BH é Meu País)

Abandonado há mais de uma década, o antigo prédio da Faculdade de Engenharia da UFMG, localizado a alguns metros da Praça da Estação, no Centro de BH, pode ter nova destinação. O prefeito Fuad Noman (PSD) disse que solicitou a cessão do imóvel ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para que o espaço seja destinado a moradias populares.

Desde a transferência da faculdade para o campus Pampulha, em 2009, há um debate sobre qual será a destinação do prédio. Uma das alternativas lá atrás foi a ocupação pelo Tribunal Regional do Trabalho, mas a ideia não avançou.

O prédio chegou a ser ocupado pelas integrantes do movimento Tina Martins, mas, em 2016, as mulheres deixaram o espaço para serem transferidas para a Casa de Referência da Mulher Tina Martins, no bairro Funcionários.

Destino do Aeroporto Carlos Prates

Assim como o antigo da prédio da Faculdade de Engenharia da UFMG, outro espaço que deve receber moradias populares é o aeroporto Carlos Prates. Segundo o prefeito Fuad Noman, o espaço de 540 mil metros quadrados deve receber ainda parque e outros equipamentos públicos e prédios para classe média, que devem ajudar a custear as obras. O projeto completo está orçado em R$ 1,3 bilhão.

O início das obras depende de assinatura também do Ministério da Gestão. Segundo Fuad, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria vir a BH para dar a canetada, mas houve o adiamento por causa da cirurgia. Além disso, o prefeito de BH diz que o governo federal prepara um pacotão de cessão de imóveis públicos para outros poderes e que o aeroporto deve estar incluído. “Não acredito em reversão disso pelo tratamento dado pelo governo Lula à Prefeitura de BH. É a burocracia estatal mesmo”, disse Fuad sobre o tempo para liberação do aeroporto, ressaltando que é feita segurança do espaço para evitar que seja ocupado.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!