PBH apresenta projeto de novo bairro para área do Aeroporto Carlos Prates

Aeroporto Carlos Prates
BH pretende criar novo bairro com toda a estrutura no antigo Aeroporto Carlos Prates (Infraero/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresenta, nesta segunda-feira (17), o projeto para a criação de um novo bairro na área onde antes funcionava o Aeroporto Carlos Prates, que foi desativado em abril. A proposta inclui a revitalização de um parque e a construção de escolas, moradias de interesse social, centro de saúde e mais.

Equipes da administração municipal vão se reunir nesta tarde com os moradores do entorno do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de BH, para detalhar a proposta de intervenções. O novo bairro que ocupará a região, com mais de 500 mil m², ainda não tem nome definido.

A mesma proposta foi apresentada ao governo federal em 5 de junho e está sob análise. Hoje, a PBH mantém um convênio de guarda e vigilância da área com a Secretaria de Patrimônio da União. O convênio acaba no dia 30 de setembro, e até lá, a expectativa é de que o processo de transferência definitiva da região para o município esteja concluído.

Revitalização e construção

De acordo com o subsecretário de Planejamento Urbano de BH, Pedro Maciel, o parque Maria do Socorro será o elemento central e integrador do bairro. Um dos objetivos do projeto é revitalizar o parque, que tem equipamentos culturais e esportivos abandonados, ainda neste ano.

Além da revitalização do parque, que tem uma área de cerca de 100 mil m², outras obras planejadas a curto prazo são a construção de unidades de saúde e escolas de ensino fundamental.

A médio e longo prazo, a proposta apresentada pela prefeitura também contempla a construção de um centro cultural, um restaurante popular, um centro esportivo e mais.

Proposta
O plano é criar um novo bairro na área (PBH/Divulgação)

O projeto ainda prevê a construção de 4,5 mil moradias: as unidades de interesse social serão divididas em 2,2 mil imóveis para famílias de baixa renda e 950 para média renda. Outras 1.350 unidades serão para livre comercialização. Ou seja, os imóveis também poderão ser usados para fins comerciais.

Ainda segundo a PBH, a proposta busca estabelecer mistura de uso residencial e não residencial da área, além de atender a uma demanda da cidade por áreas verdes.

Desativação

O Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, interrompeu suas operações oficialmente no dia 1° de abril. A gestão ficou com a PBH, provisoriamente, três semanas após um acidente que matou um piloto e deixou a filha dele em estado grave.

Nos dias que antecederam o fim das operações do Aeroporto Carlos Prates, pilotos e proprietários de aviões se desdobraram para encontrar destinos para as 120 aeronaves que ficavam nos hangares em BH. 

No dia 5 de julho, a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária publicou uma portaria que excluiu o aeródromo Carlos Prates do cadastro, fechando o local ao tráfego aéreo. O prazo para a retirada do mobiliário e esvaziamento total do local é 31 de julho.

Na primeira quinzena de agosto, técnicos da Secretaria de Patrimônio da União farão uma nova vistoria da área.

De acordo com a assessora especial da Secretaria Municipal de Governo, Lídia Vasconcellos, o convênio com o governo federal ainda pode ser estendido por mais um ano, mas a expectativa é de que o local passe a pertencer totalmente à prefeitura até o fim do prazo, em setembro.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!