Friozinho? BH registra sensação térmica de 2ºC nesta quinta

Yuran Khan/BHAZ

Moradores do Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, comprovam: sair de casa sem agasalho nesta manhã nem pensar. Quem passou por lá, entre 6h e 7h, também sentiu mais frio do que nos últimos dias. É que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o bairro registrou sensação térmica de 2ºC nas primeiras horas desta quinta-feira (10).

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, a condição foi provocada por fortes rajadas de vento, que chegaram a até 58km/h. “O bairro está em uma região alta e por conta disso os ventos são sentidos de forma mais intensa”, explicou. O especialista conta que a região chega a 1,2 mil metros de altitude.

Nesta quinta, a temperatura mínima registrada foi de 12ºC e a máxima deve ficar na casa dos 25ºC. Não há previsão de chuva para a capital e a umidade relativa do ar gira em torno de 40%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando o índice fica menor, pessoas mais sensíveis ou com problemas respiratórios podem ter alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar.

Em Minas, a menor temperatura registrada foi 6,8ºC, de acordo com o Inmet, em Maria da Fé, no Sul do Estado. A máxima, por sua vez, foi anotada no Norte: 34ºC. O céu fica claro na maioria das regiões mineiras, devido à presença da massa de ar seco e relativamente frio.

Somente no Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata, o céu fica parcialmente nublado e não se descarta à ocorrência de chuva fraca ou chuvisco. Temperatura mínima em Minas Gerais ao amanhecer ficou em torno de 7°C, no Sul, já no período da tarde a máxima deve atingir os 34°C, no Norte mineiro.

Confira recomendações da Defesa Civil para atenuar os efeitos do tempo seco:

O órgão lista uma série de orientações para podem atenuar os efeitos do tempo seco. Confira:

– Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais;

– Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

– Evitar frituras;

– Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda, colocar uma bacia com água.

– Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

– Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

– Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

– Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia.

Com Agência Minas

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!