Greve do metrô em BH: Veja como fica o funcionamento nesta quinta-feira

funcionamento metrô bh
As 19 estações do metrô de Belo Horizonte amanheceram abertas nesta quinta-feira (30) mesmo em meio à greve dos trabalhadores (Amanda Dias/BHAZ)

As 19 estações do metrô de Belo Horizonte amanheceram abertas nesta quinta-feira (30) mesmo em meio à paralisação dos trabalhadores. Em nota, a concessionária Comporte, que agora administra o transporte ferroviário da capital, informou que os trens estão circulando com intervalos de 12 a 15 minutos nos horários de pico e 20 a 25 minutos nos demais horários.

“Os horários não habituais são devido à adesão por parte dos colaboradores ao movimento grevista dos metroviários. A concessionária Metrô BH reafirma seu compromisso de não medir esforços para que o sistema siga em operação e está empenhada em reduzir os impactos da paralisação para a população”, disse.

O metrô de BH é utilizado diariamente por cerca de 100 mil pessoas na capital e em Contagem, na região metropolitana. Nessa quarta-feira (29), os trens pararam de circular às 20h30, mas ainda não há informações se a redução na circulação também será adotada hoje.

Greve do metrô

Uma nova assembleia dos trabalhadores do metrô de Belo Horizonte está marcada para esta quinta-feira (30), às 17h30, e deve definir os rumos da greve dos metroviários. A categoria luta pela manutenção dos empregos após a transferência da CBTU-MG (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) para a iniciativa privada.

Em nota, o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) acusa a Comporte de apresentar “propostas esdrúxulas e práticas antissindicais”, tendo descumprido acordo trabalhista e impedido a entrada de diretores do sindicato nas dependências da empresa.

Além disso, diz que trabalhadores da CBTU-MG que prestam serviço no Rio de Janeiro teriam recebido telegrama determinando que se apresentem na sede de BH até 30 de março. O sindicato afirma que 250 servidores encontram-se cedidos a órgãos governamentais no estado vizinho.

Em meio à concessão do metrô de BH para a iniciativa privada, os metroviários fizeram greve por 34 dias, inclusive durante o Carnaval, na tentativa de defender os direitos da categoria. Os trens só voltaram a rodar na segunda-feira da semana passada (20), mas, nova paralisação foi definida nesta semana.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!