Fundação Clóvis Salgado tem 70 vagas em cursos para carreiras no mundo das artes

Divulgação

Uma importante diretriz da Fundação Clóvis Salgado (FCS) é a formação, seja de público ou de profissionais para fomentar a criação, a produção e a difusão da arte e da cultura em Minas Gerais. Em iniciativa inédita, o Governo de Minas Gerais, por meio da FCS, e Núcleo de Tecnologia do Espetáculo, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), oferece os cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) nas áreas de Auxiliar de Cenotecnia e Iluminador Cênico.

Também jovens instrumentistas e cantores líricos têm oportunidades com abertura de novo edital para a realização do concurso Jovens Solistas – Instrumento e Canto, que chega à 5ª edição por intermédio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa).

As iniciativas da Fundação Clóvis Salgado têm o objetivo de fomentar a qualificação e profissionalização em arte, direcionada ao jovem e aos profissionais recém-formados, revelando novos talentos da música erudita à crítica especializada e ao mercado de trabalho.

De acordo com a diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado, Cibele Navarro, a Fundação Clóvis Salgado está desempenhando um papel fundamental no âmbito das oportunidades aos jovens.

“Esta é uma iniciativa que prioriza a certificação daqueles que trabalham na área e também àqueles jovens interessados em se especializar em tecnologia do espetáculo”, observa. Este é um campo fértil, continua Cibele, “os espetáculos são celebrações coletivas e continuarão existindo, os espetáculos que vêm desde antigos tempos serão sempre um modo de expressão social”, diz.

Os cursos

O curso de Auxiliar de Cenotecnia será ministrado por Felício Alves da Silva, de 8 de setembro a 31 de outubro, no Centro Técnico de Produção – CTP da FCS, localizado no Marzagão/Sabará.

Com carga horária de 160 horas, serão disponibilizadas 15 vagas para candidatos maiores de 18 anos, com ensino fundamental II incompleto e interesse em auxiliar no trabalho de construção de cenários para espetáculos.

O curso de Iluminador Cênico, que será ministrado por Leonardo Pavanello, oferecerá 20 vagas para pessoas com mais de 18 anos, com ensino médio completo e interesse em trabalhar com iluminação cênica.

Com carga horária de 160 horas, o curso acontecerá entre os dias 8 de setembro e 31 de outubro, no Cefart, no Palácio das Artes.

Ao todo, são 35 vagas e os interessados devem se inscrever na Fundação Clóvis Salgado. Também é necessário apresentar o currículo profissional. O material deve ser enviado para o e-mail [email protected].

No concurso Jovens Solistas os selecionados vão se apresentar com os Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado, Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, em concerto a ser realizado sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Vencedora no Jovem Solista, nos anos de 2012 e 2013, a cantora lírica (mezzosoprano), Aline Lobão,  participou das óperas Lucia de Lammermoor (2015), Romeu e Julieta (2016) e foi solista na Grande Missa em Dó Menor, apresentada pela Fundação Clóvis Salgado, em julho deste ano.

Outro caso instigante e promissor é o do cantor lírico (tenor) Matheus Pompeu, vencedor no ano de 2013, ele participou da ópera Lucia de Lammermoor em 2015.

Inspiração também surge da trajetória de Nivea Raff, que integrou a ópera Fedra e Hipólito e foi doppione – uma espécie de cantora substituta -de Jaquelina Riviere, que interpretou a personagem Lucia de Lammermoor em ópera homônima. A cantora lírica (soprano) venceu, em 2013, o Jovens Solistas.

Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos naipes de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e piano.

As inscrições encerraram e os selecionados serão conhecidos em setembro. Os concertos de premiação acontecem nos dias 13 e 14 de setembro nas Séries Sinfônica ao Meio Dia e Sinfônica em Concerto.

Na modalidade Canto, direcionado aos registros vocais – soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo -, os concertos de premiação acontecem nos dias 27 e 28 de de setembro nas séries Sinfônica e Lírico ao Meio Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto.

O candidato interessado deve acessar os requisitos no Edital e realizar sua inscrição até o dia 1º de setembro com toda documentação e apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera a serem escolhidas pelo candidato.

Na modalidade Instrumento, os jovens beneficiados possuem idade máxima de 25 anos completos até o dia 14 de setembro de 2016. Para aqueles que vão concorrer na Modalidade Canto, é necessário ter no máximo 35 anos completos até o dia 28 de setembro de 2016.

Outras informações e o resultado da seleção podem ser acessados no site da Fundação Clóvis Salgado.

Da Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!