Gorilas machos serão transferidos do Zoológico de Belo Horizonte

gorilas serão transferidos zoológico de bh
Gorilas serão transferidos do Zoológico de BH (Divulgação/Suziane Brugnara)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vai transferir quatro gorilas machos do Zoológico de BH, na próxima segunda-feira (13). A movimentação dos animais faz parte do plano de manejo e conservação da espécie, que está bastante ameaçada de extinção.

Segundo a prefeitura, Leon, Sawidi, Jahari e Ayo serão transferidos para o Animalia Park, em Cotia (SP). A medida faz parte das diretrizes estabelecidas pelo GEPP (Programa Ex-Situ de Gorilas) da EAZA (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários), do qual o Zoológico de BH faz parte.

A transferência também representa os esforços empreendidos há quase 20 anos pela equipe técnica do zoológico por meio do Projeto Gorilas: conhecer, amar, respeitar. A iniciativa busca a qualidade de vida dos animais mantidos no zoo para formar um grupo reprodutivo da espécie.

Transferência sem presença do público

Para garantir a segurança dos animais, a transferência ocorrerá em um dia em que o zoo não estará aberto à visitação. Médicos-veterinários, biólogos e tratadores de animais participarão da delicada operação.

Atualmente, o Zoológico de BH possui sete indivíduos da subespécie: as fêmeas Imbi e Lou Lou e o macho Leon, que geraram os filhotes Sawidi, Jahari, Ayo e Anaya.

Com a transferência dos quatro machos, o grupo passará a ser composto apenas por fêmeas, que terão um maior espaço para retomar suas rotinas. Nos próximos meses, um macho da espécie que está sendo preparado deve vir para o Zoológico de BH.

Veja fotos dos gorilas que serão transferidos:

De acordo com a diretora de Zoobotânica e gerente interina do Jardim Botânico, Sandra Cunha, essa é uma espécia que sofre muitas ameaças na natureza por causa da caça predatória e conflitos civis na África, na região de seu habitat natural.

“O Jardim Zoológico de Belo Horizonte é o único da América do Sul, que tem sob os cuidados essa subespécie criticamente ameaçada de extinção. Isso ocorre graças ao reconhecimento nacional e internacional  que nossa instituição possui”.

A prefeitura ressalta que todos os procedimentos atualmente praticados no zoológico passaram por avaliação e são considerados adequados aos padrões da Eaza. Dessa forma, os “frutos colhidos” com esse primeiro grupo reprodutivo é resultado do intercâmbio contínuo entre as equipes envolvidas.

Com PBH

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!