Carnaval BH 2024: Hemominas convoca popualção para doar sangue antes da folia

carnaval bh hemominas
Objetivo é manter estoques em níveis seguros durante o período da folia (Adair Gomez/Hemominas/DIvulgação)

O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) realiza uma ação entre os dias 5 e 9 de fevereiro para convocar a população a doar sangue antes do Carnaval. A ideia é manter estoques em níveis seguros, especialmente em períodos em que possam ocorrer mais acidentes.

Durante esses dias, uma mascote da fundação vai distribuir filipetas em áreas de muito movimento como aeroporto, rodoviária e estação central do metrô da capital. Outras ações também estão programadas, como a realização de coletas externas.

Unindo o melhor do Carnaval com uma boa ação, a fundação vai convidar blocos carnavalescos em todo o estado a gravarem vídeos fazendo um convite aos foliões. De acordo com o Hemominas, o mote de 2024 é: Antes de cair na folia, venha doar!

Além disso, o Hemocentro Regional de Uberlândia vai investir em peças de divulgação, decoração temática, lembrancinhas alusivas à data e atrações musicais com parceiros locais. Já o Hemonúcleo de São João del-Rei, está preparando a campanha “Em ritmo de solidariedade”, que será realizada em parceria com escolas de samba tradicionais da cidade. 

Nível de alerta

Os bancos de sangue a Hemominas registra nível de alerta, principalmente os dos grupos O negativo, O positivo, A negativo que constantemente acusam maior baixa. O mais preocupante é o tipo O negativo, que é doador universal, mas só pode receber sangue da mesma tipologia.

Critérios para doar sangue:

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos de idade;
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar bem descansado no momento da doação;
  • não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
  • se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.

Com Agência Minas

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!