Homem amarra cachorro em árvore e o abandona no Caiçara

abandono cachorro caiçara 2
Câmeras de segurança mostram o momento em que o homem amarra o animal em uma árvore e, em seguida, vai embora (Arquivo pessoal)

Moradores do bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, denunciam o abandono de um cachorro vira-lata na manhã desta quarta-feira (26). Câmeras de segurança de uma casa da rua Atlântida mostram o momento em que um homem de bermuda preta e blusa vermelha amarra o animal em uma árvore e, em seguida, vai embora.

Enquanto o homem se afasta, o cachorro tenta caminhar atrás dele, mas é impedido pela corda. Outro vídeo mostra o animalzinho latindo enquanto ainda estava preso na árvore.

A cena comoveu os moradores do bairro, que compartilharam as imagens nas redes sociais em busca de ajuda. Em conversa com o BHAZ, a administradora Lilian Freitas, filha de um casal que vive na região, conta que a denúncia provocou uma rede de solidariedade.

“Eu cheguei lá, brinquei com ele, é um cachorrinho manso, tranquilo, aparentemente bem cuidado. A gente colocou comida e um dos nossos vizinhos enviou as imagens para algumas associações. Meu pai disse que uma moça mostrou interesse em adotá-lo”, explica ela.

‘De cortar o coração’

Lilian disse que o cachorrinho foi abandonado por volta de 6h da manhã e que o pai dela foi o primeiro a encontrá-lo, enquanto saía para passear com a cachorrinha da família. Para ela, a cena foi “de cortar o coração”.

“Meu coração cortou. Na hora que meu pai me contou do cachorro, fui lá para fora ver. É um misto de revolta, como uma pessoa tem coragem de amarrar um cãozinho e simplesmente virar as costas? Depois que passa essa raiva, vem a vontade de querer acolher”, declarou.

Em Minas, um projeto de lei que visa classificar o acorrentamento de animais como crime de maus tratos tramita em segunda instância na Assembleia Legislativa do estado. Caso seja aprovada, a medida deve coibir esse tipo de prática com a aplicação de multa e apreensão dos animais.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!